quarta-feira, 2 de julho de 2014

LEI PROÍBE O USO DE ANIMAIS EM ESPETÁCULOS E APRESENTAÇÕES EM PETRÓPOLIS


Os vereadores aprovaram na tarde de ontem, projeto de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PMDB) que proíbe a realização de rodeio, touradas, eventos, espetáculos e apresentações congêneres que utilizem ou exibam animais da fauna silvestre, exótica e doméstica em Petrópolis. Ao final da sessão, com a presença do procurador do Município, Marcus São Thiago, a chefe do Núcleo de Bem-Estar Animal, Rosana Portugal, apresentou o projeto de criação da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, quando falou de sua importância para que medidas sejam tomadas na proteção dos animais, principalmente no que diz respeito a punição, com ações judiciais. 

O projeto proibindo os rodeios foi apresentado ano passado a Câmara, logo após a exibição do documentário “Rodeio de que lado você está?”, onde especialistas mostram todo sofrimento que os animais sofrem na preparação dos rodeios. A vereadora explicou que a medida é preventiva, lembrando que “em toda exposição agropecuária uma das atividades é o rodeio e queremos desde já proibir e nos manifestar contra esta prática que vem sendo rejeitada em muitas cidades brasileiras”.

Rosana Portugal elogiou a aprovação do projeto, frisando que é muito importante para Petrópolis ter uma lei proibindo o rodeio. Ela comentou ainda que o prefeito Rubens Bomtempo é totalmente contra qualquer prática de violência aos animais, “mas como não sabemos qual será a postura dos futuros governantes, por isso a lei é importante”. 

Com relação a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, Rosana Portugal pediu que o projeto seja votado na Câmara em regime de urgência, frisando que a sua criação é de suma importância para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em Petrópolis e garantiu que uma das propostas é que os recursos usados venham de projetos e não remanejados de secretarias. Ela conseguiu inovar em sua apresentação, pois frisando que todos os cargos criados são técnicos, citando nominalmente quem deverá ocupá-los. 

Os cargos são: coordenador de Bem-Estar Animal, assessor médico veterinário, assessor de comportamento animal, chefe adjunto da coordenação, chefe da divisão de educação em Bem-Estar Animal, chefe da divisão de apoio operacional e chefe da divisão de Bem-Estar Animal. “É importante deixar claro que para se trabalhar é preciso ter conhecimento, saber o que está fazendo e gostar, pois parece fácil mais não é”, comentou citando várias situações vividas por ela e pela equipe que trabalha junto ao Núcleo. 

Rosana Portugal fez uma apresentação dos trabalhos realizados, citando diversas pessoas que colaboram com os trabalhos do Núcleo e que farão parte da Coordenadoria. Ela elogiou os Guardas Civis que atual no Curral de Apreensão, frisando que atualmente a equipe está afinada com o trabalho. Ela falou sobre as ações desenvolvidas junto as Vitórias, a fiscalização realização para que saber os cuidados que os charreteiros estão tendo com os cavalos.



Fonte: Tribuna de Petrópolis