quarta-feira, 22 de agosto de 2012

QUISSAMÃ PRESERVANDO SUA HISTÓRIA


foto: Ralph Braz
Quissamã, preserva seu conjunto Arquitetônico, os Costumes, a Cultura  foi o compromisso assumido pelo prefeito Armando Carneiro, que vê o município como uma peça extraordinária da história  do país e do mundo, nesses oito anos de gestão. Quissamã, tem a preocupação em preservar, restaurar e resgatar este importante patrimônio da nossa história,  que acontece de forma natural e com o amadurecimento de um povo. Um povo que trata seu passado com respeito para que, no presente, haja melhor discernimento e as ações propostas para o futuro libertem das amarras do preconceito e da desigualdade.

O resgate de vários patrimônios, como o museu Casa Quissamã, a reforma do  Centro Cultural Sobradinho, a aquisição de Mandiquera, a Estação Ferroviária do Conde de Araruama e,  principalmente, a conservação do patrimônio material e imaterial que habita Machadinha. Este complexo Cultural, que já teve a restauração das senzalas e o paisagismo do entorno.

Museu Casa Quissamã/ foto: Wellington Cordeiro



Centro Cultural  Sobradinho/ fotos: Secom
Estação Ferroviária Conde de Araruama
Inauguração da restauração da Estação Ferroviária Conde de Araruama

O município tem uma dívida a sanar com aqueles que construíram o que somos hoje.
Quando o município iniciou o processo de recuperação do patrimônio artístico e cultural de Quissamã, há quase oito anos, sabíamos que tínhamos um grande desafio pela frente. Era preciso restaurar parte da história maltratada pelo tempo, conhecimentos esquecidos pelo descaso, obras perdidas pela falta de preservação.

Com a conclusão de cada obra cultural desenvolvida no governo, é uma enorme sensação de dever cumprido. Não é um sentimento de tarefa encerrada, pelo contrário, alimenta  a caminhada. Conhecer mais o passado da região em que vivemos e saber como nossos antepassados nos colocaram no mapa do desenvolvimento do país.

LIVROS:
foto: Ralph Braz

Além da preocupação em restaurar e preservar seus patrimônios, houve também o resgate da história de Quissamã, através de uma coletânea de obras que contam a História do município, com o intuito de manter viva a história da cidade. Trata-se de uma forma de manter viva a história de Quissamã, que é muito rica. As crianças já vivem e estudam essa história e os livros vem para ser um excelente apoio de pesquisa. Para moradores e turistas, é uma ferramenta importante, pois toda riqueza da região.

foto: Ralph Braz

Destaque para as obras, " MEMÓRIA VISUAL E AFETIVA DE QUISSAMÃ, MACHADINHA: ORIGEM, HISTÓRIA E INFLUÊNCIAS e A FERRROVIA AGRICOLA DE QUISSAMAN E SUAS CONEXÕES REGIONAIS."




Fotógrafo, pesquisador da área de imagens, o professor Leonardo de Vasconcellos Silva, além de atuar no curso de Design, no IFF  campus Campos-Centro, tem importantes trabalhos em revistas, livros e séries de palestras sobre o conjunto arquitetônico do Centro de Campos dos Goytacazes, entre outros projetos.


Leonardo tem sido parceiro da Secretaria de Cultura de Quissamã, em trabalhos de recuperação da memória histórico cultural do município. Para realizarem o trabalho, os dois pesquisadores recorreram a diversas obras e a registros históricos do Arquivo Público de Campos dos Goytacazes e Biblioteca Nacional, entre outras fontes. 

Quissamã sabe que, "Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado."