segunda-feira, 6 de agosto de 2012

68ª PROVA CICLÍSTICA DE SÃO SALVADOR



A 68ª Prova Ciclística de São Salvador vai ser realizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME) nesta segunda-feira (06), em parceria com a Federação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj). A prova, que faz parte do calendário nacional da categoria, tem ainda a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo.

A Prova Ciclística de São Salvador é segunda prova ciclística mais antiga, e mais importante do país. Válida pelo Ranking Nacional de Ciclismo Estrada, a edição deste ano promete trazer a Campos atletas de todas as partes do Brasil, além de competidores de outros países. Nas últimas edições, atletas da Argentina, Portugal e Peru participaram da prova.

A competição vai percorrer o já tradicional circuito dos anos anteriores com a largada em frente à Câmara Municipal. Os ciclistas começam o trajeto na Avenida Alberto Torres, seguem pela Praça 5 de Julho, em frente ao Senai, entram na Rua Tenente Cel. Cardoso, seguem pela Beira Valão e voltam para a Alberto Torres, sob a Ponte Rosinha Garotinho. As provas começam às 7h30 com os cadeirantes (que completam 34 anos de prova) e seguem nas categorias feminino; montain bike; master C e escolinhas; master A ; master B; regional; e finalmente na categoria elite.


Veja aqui histórico da Prova Ciclística de São Salvador



A Prova Ciclística de São Salvador nasceu em 1945, por iniciativa de Gerardo Maria Ferraiouli, o Patesko. Por sugestão de seu pai, Vicente Ferraiouli, Patesko realizou uma competição de ciclismo no dia do padroeiro da cidade. A primeira corrida nasceu naquele mesmo ano, 1945, e desde então, sempre foi disputada no dia 6 de agosto, de forma ininterrupta. Mais tarde, Patesko se transformaria no Chefe do Departamento de Ciclismo da Liga Campista de Desportos, entidade que organizava a prova. Anos depois, Patesko abraçaria sozinho, a organização da prova, até 1994 quando passou o bastão.

A largada da prova era dada em frente ao Banco do Brasil e a chegada em frente à sede da antiga Prefeitura, na Praça São Salvador. No ano seguinte o percurso foi modificado. A prova passou a acontecer na Avenida Alberto Torres e Rua Tenente Coronel Cardoso. Esse percurso sofreu pequenas alterações a partir de 1994 para aumentar a segurança dos atletas e a visão do público.

A Prova Ciclística de São Salvador é a segunda prova mais antiga do Brasil. Hoje, a competição conta pontos para o ranking nacional de ciclismo e, portanto, faz parte do calendário nacional da categoria. O que a transforma numa das provas mais importantes do calendário nacional. Além da presença de atletas de Campos e de toda a região, também participam da prova atletas de outros países, atletas olímpicos e panamericanos.