quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EXPOSIÇÃO OLHARES DA ARTE NO TRIANON


foto: Antônio Cruz

As imagens captadas pelos olhos de comer fotografia de Antônio Cruz, Elizabete Artiles e Paula Coutinho serão expostas a partir de hoje, no foyer do Teatro Municipal Trianon, onde acontece o vernissage, a partir das 20h, e compõem o projeto “Olhares da Arte no Foyer”. Cada profissional leva 16 fotografias à mostra. O público poderá apreciar o trabalho do trio de fotógrafos até o final deste mês. 

De acordo com Antônio Cruz, o convite para a exposição foi feito pela Fundação Trianon, sendo parte do cronograma de atividades em comemoração aos 14 anos do Teatro. Antônio tem 33 anos de profissão, sendo trinta dedicados ao fotojornalismo, com passagem por jornais da região e atualmente, na Folha da Manhã. O início da carreira não foi a partir de anos de dedicação ao estudo, mas na prática do dia a dia, errando e acertando, e agora mais dedicado aos acertos.


Quando começou, Antônio disse que em Campos ainda não havia foto colorida. Nos jornais onde trabalhou, saía para as ruas com um filme de 36 poses para cumprir pautas diferentes, processo totalmente diferente dos dias de hoje, em que há câmeras digitais, permitindo ao fotógrafo várias possibilidades de imagem, sem aquela limitação. Na exposição, ele leva ao público imagens relacionadas à natureza viva.



A idéia de abrir espaço para profissionais de fotografia é maravilhosa. Ficamos felizes com o convite. Mostraremos trabalhos diferenciados, chamando a atenção do público. A área de fotografia merece a valorização de projetos como este ressaltou Antônio Cruz, que também é professor de fotografia e ganhador dos prêmios Wladimir Herzog (São Paulo, 2001) e Firjan (Temática Sócio-ambiental, 2006).



Em contrapartida, a trajetória da fotógrafa Elizabete Artiles segue outros caminhos. Formada em 2006 em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), realizou trabalhos acadêmicos na área de cultura até 2009, quando decidiu fazer o curso de Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) com interesse em fotografia. No curso teve aulas de Foto de produtos com o fotógrafo Diomarcelo Pessanha e de História da Imagem com o pesquisador Leonardo Vasconcelos. Dedica-se não só à técnica fotográfica, mas também à história da fotografia, realizando diversos cursos em outros estados brasileiros com ícones da fotografia, como David Beckstead e Ed Atrero.



Quando estudava na Uenf, já fazia fotos por lazer e também nos trabalhos de campo na área de antropologia da cultura. Mas a profissionalização veio a partir de 2009, quando comecei o curso de Design no IFF  disse ela, acrescentando que sua atuação é mais vinculada à temática feminina em ensaios pessoais, de casais, casamentos, moda e relacionamento entre mães e filhos. No foyer do Trianon, a profissional apresenta noivas e casais.


A campista Paula Coutinho é ex-modelo e começou a se dedicar a fotografia há apenas um ano. Sempre antenada no universo da moda é consumidora de notícias sobre o assunto. Segundo ela, passar da frente das câmeras para trás delas foi um processo natural. Paula faz cobertura de festa de aniversário, coquetel, noivado, inauguração de loja, book adulto e infantil e editorial de moda.

Em todos os meus trabalhos têm um toque especial, uma luz, cuidado, profissionalismo e muito amor em cada detalhe. Já fiz várias produções fotográficas de editoriais para a Dieguez, e meus ensaios contam com uma pegada diferente, um cuidado na escolha das locações e todo acompanhamento na preparação do visual dos clientes, desde o look até a maquiagem, aspectos essenciais para um resultado de sucesso — explicou.

No blog profissional, paulacoutinho-fotografia.blogspot.com.br, Paula descreveu seu sentimento em relação à fotografia. “Para mim não é puramente um simples click, não é só técnica. É muito mais. É a captação de um momento, cada qual com um significado, com uma ideia, com uma identidade diferente. É preciso embarcar nessas ideias, envolver-se, emocionar-se, pois somente com muita sensibilidade conseguimos captar de maneira esplendorosa essa delícia, essa arte de fotografar. Eu fotografo com os olhos da alma, os olhos do coração. Fotografar é mais que um trabalho, é puro prazer!”, finalizou.


fonte: fmanha.com