sábado, 18 de agosto de 2012

O GLOBO LANÇA COLEÇÃO DE LIVROS COM FOTOS HISTÓRICAS DO RIO




O bondinho do Pão de Açúcar com outro formato; o Maracanã em construção; o Aterro do Flamengo engolindo o mar da Baía de Guanabara; o carnaval na Avenida Rio Branco; o glamour de Copacabana; o nascimento de Ipanema; o Leblon sem prédios; a vida pacata das praças tijucanas; e a Igreja da Penha. São cenas de um “Rio de outros tempos”, nome da coleção que O GLOBO lança neste domingo, com fotos históricas variadas.


Divididas em oito volumes, as obras apresentam cenas e aspectos da vida carioca, a partir de mais de 200 fotos selecionadas do acervo do GLOBO. São flagrantes que ajudam a entender como a cidade se formou, desde sua ocupação até o comportamento de seu povo, passando por festas, grandes eventos esportivos e etapas transformadoras de sua construção. Uma reunião de cenas preciosas para quem ama o Rio.

Palácio Monroe
Os livros, de capa dura e 32 páginas, são acompanhados de um pôster de 23x23cm, sempre com um tema diferente. O primeiro volume mostrará a evolução do Centro, ponto de partida na construção da cidade como a conhecemos hoje. Estão lá as estreitas ruas históricas, a abertura da Avenida Central (atual Rio Branco), a demolição de morros, os pontos do bonde, a vida de terno e gravata e encontros a pé na região que historicamente concentra o dinheiro carioca. O segundo volume desfila pelos bairros, mostrando a vida em lugares como Copacabana, Méier, Botafogo e Barra da Tijuca, integrantes indispensáveis de um conjunto ao mesmo tempo harmônico e caótico.



fonte: O Globo