terça-feira, 14 de agosto de 2012

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE CAMPOS

Igreja Matriz do SS. Salvador

A revitalização do centro velho de Campos é uma obra necessária. 

O acervo arquitetônico da cidade é valioso e está escondido atrás de traquitanas, de teias de fios da Ampla, das companhias telefônicas e de fachadas de estilos indecifráveis de péssimo gosto. 

Que venha a revitalização na acepção da palavra e na agilidade do gesto. 

Dia desses vi uma fotografia de uma comitiva do governo municipal numa das esquinas "vistoriando a obra" - uma máquina que retirava a camada de asfalto da rua Barão de Cotegipe. Fiquei mais aliviado quando vi, entre os gestores, o professor Orávio de Campos Soares, secretário de Cultura do Município. Sem querer desmerecer os demais, acho que a revitalização do centro deve primar pelo compromisso cultural e histórico. Caso contrário, podemos ser surpreendidos com uma loja do McDonald na antiga estação de bondes, depois Ponto de Café Chá-chá-chá. Local onde a negra Justina, mãe de Patrocínio, depois de forra, vendia verduras. 




fotos: Ralph Braz

O Centro está todo mapeado pela História destes Campos dos Goytacazes e seus heróis: de Nilo Peçanha, o presidente, à Luiz Militão, o poeta abolicionista. O Monitor, a Praça do Rocio, onde escravos eram flagelados, o jornal de Carlos Lacerda, "25 de Março", empastelado pelos escravocratas, a casa do Vigário João Carlos, de Nina Arueira, o comício dos integralistas que acabou em tragédia, o roteiro turístico, cultural e ficcional do coronel Ponciano de Azeredo Furtado, personagem do mais vigoroso e fascinante romance brasileiro, "O Coronel e o Lobisomem", projeto da doutora Arlete Sendra. 


Ainda agora, a Santa Casa constrói um edifício-garagem, onde existia a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens e a célula que deu origem ao hospital e pelo o que sei nenhuma referência histórica terá lugar no prédio pré-moldado que já avança para sua conclusão. 

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

E as nossas ruas centrais? Ouvidor, Formosa, do Gás, Boa Morte, do Homem em Pé, Boulevard , dos Bondes, que fim levarão? terão seus nomes substituidos, pura e simplesmente? Ou terão sua memória histórica resgatada. O poste que sustentou a primeira luz elétrica permanecerá quase invisível, na beira rio? O marco zero da vila de São Salvador no pátio da igreja de São Francisco, na 13 de maio está no plano da revitalização?
Igreja de São Francisco/ Foto: Ralph Braz
Foto: Ralph Braz



Revitalizar o centro é reavivá-lo. Fazê-lo emergir do caos e da mediocridade.


fonte: texto do blogfernandoleite.blogspot.com.br