domingo, 12 de agosto de 2012

DESEMPREGO EM CAMPOS SUPERA A MÉDIA NACIONAL

foto: Ralph Braz
De acordo com o levantamento do Censo 2010, a maior parte dos municípios da região Norte Fluminense, que pertencem à Bacia de Campos, a maior produtora de petróleo e gás natural do país, a taxa de desemprego estão acima da média nacional. Campos por exemplo, registra 10,4% de desempregados, contra 7,6% da média do país. O problema nestes municípios estaria na falta de políticas para atrair empresas e também na escassez de mão de obra qualificada. O setor da Construção Civil sem sofrendo com as ondas de demissões e só no mês de junho, 600 trabalhadores foram dispensados.Pelo mapa do desemprego no Norte Fluminense, Carapebus (12,1%), Quissamã (11,6%) e Campos estão bem acima da média de desempregados.Macaé está abaixo e São João da Barra (7,6%) cravou o mesmo percentual nacional.

No caso de municípios vizinhos, que na zona de produção de petróleo são chamados limítrofes, apenas São Fidélis ficou abaixo da média de desempregados, o mesmo não sendo percebido em Cardoso Moreira (8,5%), São Francisco de Itabapoana (10,2%) e Conceição de Macabu (9,6%).

Para esses números negativos existem motivos, " são realidades diferentes. A demanda em Macaé decorre da quantidade de empresas que se instalaram por lá. O mesmo não acontece com outros municípios da Bacia de Campos, inclusive Campos.