quarta-feira, 8 de agosto de 2012

QUISSAMÃ ENTREGA ESTAÇÃO DE CONDE DE ARARUAMA RESTAURADA



A prefeitura de Quissamã avança na realização de mais uma obra de revitalização da história e da cultura da cidade. Trata-se da primeira fase de restauração do Complexo Ferroviário Conde de Araruama, que será entregue no próximo dia 16, às 19h, no próprio local. A estrutura abrange os prédios da antiga Estação Ferroviária (construída em 1875) e do Armazém Ribeiro & Filhos (1879). O trabalho é de restauração, manutenção e conservação, e acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Lazer e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na Além disto, os participantes também apreciarão a apresentação do coral da professora Iara Paula e o do professor Márcio Menezes, do Centro Cultural Sobradinho.

“O Complexo Ferroviário Conde de Araruama é mais um equipamento da cultura municipal, que neste caso faz um resgate da história da estação ferroviária”, avaliou a historiadora da Fundação, Clara Paulino, ressaltando que a parte interna da estação comporta um memorial ferroviário acompanhado de um café, enquanto o armazém apresenta um espaço para convenções e oficinas. Na verdade, o local deverá ser frequentado tanto pelos moradores do bairro de Conde de Araruama quanto por visitantes sempre que houver oficinas, além de seminários, entre outras atividades culturais. Os prédios recuperados e os trilhos por onde passavam os trens, ligando o então distrito macaense a municípios vizinhos estão situados na RJ-196, na localidade de Conde de Araruama. 

História

Com a fundação do Engenho Central de Quissamã, em 1877, foi construída uma estrada de ferro particular de 36 km de extensão, denominada Conde de Araruama. O objetivo era promover o transporte de cargas e de passageiros, com ramificações nas propriedades açucareiras. Entre as fazendas atendidas estavam Mandiquera, Machadinha, São Miguel e Santa Francisca, entre outras.

Fonte: Secom