quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GOOGLE STREET VIEW AMPLIA SUA COBERTURA NO PAÍS



O projeto do Google pretende mapear cidades de todo o país e depois disponibilizar as imagens no site da empresa. Conforme a assessoria de imprensa do Google no Brasil, o projeto conta com 80 carros que percorrem ruas, avenidas e estradas do país. Cada veículo possui uma ‘super câmera’ com 15 lentes que captam fotos em 360 graus, mostrando os endereços das cidades através de imagens reais.




O Google Street View, disponível no Brasil desde 2010, aumentou sua coleção de imagens panorâmicas do País para mais de setenta cidades.
Segundo a empresa, o aumento de áreas cobertas pelo Street View ocorre agora em função da proximidade de eventos importantes que se realizarão aqui, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que trarão turistas do mundo todo e visitantes do próprio Brasil a cidades e marcos históricos pelo País.

Cobertura do serviço em 2010 (em cima) e em 2012 (em baixo)

Muitos flagras já foram registrados dos carros do Google que circulam pela cidade e passaram por vários bairros do país. Mas, segundo o motorista, não se pode tirar fotos do carro do Google, principalmente do seu interior. Segundo o motorista, infelizmente, não pode passar nenhuma informação do serviço que eles estão fazendo para não atrapalhar o trabalho.

Só pode tirar fotos do carro se ele estiver andando por aí, as pessoas fotografam e até filmam. Mas, ele aqui parado não pode, principalmente de dentro. Se eu ver, não posso deixar. Quem tirar fotos e publicar pode até ter problemas, completou o motorista do Google.

De acordo com a assessoria de imprensa do Google Brasil disse que o processo de captura de imagens leva geralmente entre uma e duas semanas. Em caso de imagens fora do padrão de qualidade, o tempo pode ser ainda maior, já que o carro retorna à cidade para refazer as imagens.

Ao planejar o percurso, damos muita atenção ao sol. Precisamos que ele esteja alto o bastante para que as sombras não escureçam os edifícios. Também levamos em conta o clima e a temperatura.



SAIBA COMO FUNCIONA A CAPTURA DE IMAGENS COM ALTO PADRÃO DE QUALIDADE

De acordo com o Google, é necessário saber com exatidão onde cada imagem foi captada, para que se possa ver no lugar certo quando estiver no Street View. Para isso, há uma combinação de sinais de diversos sensores no carro, incluindo um dispositivo de GPS (sistema de posicionamento global), e monitores que medem velocidade e direção para captação das imagens.

O dispositivo GPS mostra a localização exata do carro quase sempre, mas às vezes fatores como prédios altos no centro da cidade bloqueiam o sinal e os dados dos outros sensores ajudam a preencher essas lacunas. Podemos refazer a rota do carro de forma precisa combinando esses sinais.

Como há o ponto exato da rota e a direção de cada imagem onde foi captada, pode-se relacioná-la um lugar específico e até inclinar a imagem para alinhá-la a um terreno acidentado.







TRANSFORMANDO EM 360 GRAUS

Ao fotografar para o Street View, não pode haver lacunas nas imagens, por isso há câmeras adjacentes no carro que tiram fotos sobrepostas. Para remover a sobreposição e criar uma imagem contínua em 360 graus, as imagens são “costuradas”.

Para se chegar a perfeição das imagens, é necessário conhecer a geometria de todas as câmeras no sistema e assim determinar onde será “costurado” as imagens para criar uma panorâmica única.

É então aplicado algoritmos especiais de processamento de imagens para diminuir as “costuras” na junção das imagens e criar uma transição suave.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Google no Brasil, o objetivo do projeto é fazer imagens de toda a malha viária do Brasil para depois disponibilizá-las no site da empresa para ajudar os internautas a encontrar endereços e até mesmo conhecer lugares virtualmente.