O norte-americano Lance Armstrong perderá seus sete títulos da Volta da França e será expulso do ciclismo, informou a Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) à AFP.
Segundo a agência, Armstrong será expulso definitivamente do ciclismo e perderá os títulos do Tour de France conquistados entre 1999 e 2005 devido ao uso de substâncias proibidas para melhorar seu rendimento esportivo.
Aos 40 anos, Armstrong é acusado de usar EPO, esteroides e transfusões de sangue como doping. A decisão foi anunciada após Armstrong informar, na quinta-feira, que desistiu de sua luta contra a Usada.
Armstrong afirma ser inocente, mas tomou a decisão após um tribunal federal americano negar seu recurso contra a Usada, abrindo caminho para que a agência prossiga com sua investigação sobre o ciclista aposentado.
"Hoje viro a página", disse Armstrong no Twitter. "Não vou insistir neste tema, apesar das circunstâncias...", continuou.
Na segunda-feira passada, o tribunal federal de Austin, no Texas, rejeitou o recurso apresentado pelo ex-ciclista contra a Usada para bloquear o processo disciplinar ao qual era submetido.
O diretor-executivo da Usada, Travis Tygart, informou à AFP que Armstrong perderá todos os resultados que obteve a partir de 1º de agosto de 1998.
Armstrong afirmou que está cansado de lutar e do esforço que isto significa para sua vida pessoal e profissional.
"Chega um momento na vida de cada homem que você tem que dizer 'é o suficiente'. Para mim, este momento é agora", disse Armstrong.
Fonte: uol