segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BANDEIRA DOS JOGOS OLÍMPICOS CHEGA AO RIO



O primeiro dia depois do encerramento das Olimpíadas de Londres já começa a colocar o Rio de Janeiro no clima dos próximos Jogos. Nesta segunda-feira, por volta das 17h, chegou à cidade a bandeira oficial do evento, em uma espécie de início oficial da nova jornada olímpica. A capital fluminense passa a ser o centro da competição até 2016, quando será a responsável por receber os maiores atletas do planeta.

A bandeira foi entregue no domingo pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, a Eduardo Paes, mandatário carioca. De lá, ela viajou ao Brasil escoltada por atletas como os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão e o velejador Robert Scheidt, medalhistas em 2012. Maurren Maggi, ouro em Pequim 2008, também esteve no voo.

Assim que chegaram ao Rio, os integrantes da comitiva abriram a bandeira e, com ela deflagrada, desceram as escadas do avião. Era Paes quem a segurava. Além dos atletas, ele estava acompanhado pelo governador fluminense, Sérgio Cabral, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.


Logo depois, ocorreu uma cerimônia oficial de largada do ciclo olímpico no Rio de Janeiro. Cinco pessoas participaram de um pronunciamento e de uma coletiva de imprensa: Paes, Cabral, Nuzman, Scheidt e o vice-governador do Rio, Luiz Eduardo Pezão.


Na chegada da delegação no Aeroporto Internacional Tom Jobim, um grupo protestou contra Eduardo Paes, questionando remoções de famílias para obras visando à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Eles chegaram a distribuir papéis aos jornalistas com sugestões de perguntas aos entrevistados.

A bandeira será protegida pela Guarda de Honra da Bandeira Olímpica, formada por servidores integrantes da Guarda Municipal, e ficará exposta no Palácio da Cidade, com visitação aberta ao público. Ela será transferida para o Pavilhão Olímpico, na Cidade Nova, quando a construção for concluída - e permanecerá lá até o início dos Jogos.

Fonte: G1