sexta-feira, 17 de agosto de 2012

QUISSAMÃ ENTREGA PRIMEIRA FASE DA RESTAURAÇÃO DA FERROVIA CONDE DE ARARUAMA


Fotos: Leandro Fernandes/secom

“É um enorme prazer para o município ser parceiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que atua de forma tão importante no país. Há alguns anos vimos o lançamento do Pacto das Cidades Históricas e a partir daí nos movimentamos para selar essa parceria. E esta é uma das que estamos concretizando”, disse o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, durante a solenidade de entrega da 1ª fase da restauração do Complexo Ferroviário Conde de Araruama.


A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (16), na localidade que leva o mesmo nome da estação, e contou com a presença de secretários municipais, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e demais autoridades regionais.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, Rossana Vieira, ressaltou que a restauração que envolve os prédios da antiga Estação Ferroviária e o Armazém Ribeiro e Filhos significa o resgate da história da localidade de Conde e das ferrovias do país. “Esta não é só uma obra arquitetônica. É a revitalização de um espaço que tem uma belíssima história e que conta parte da história do nosso país, resgatando o potencial desta localidade e as memórias das ferrovias, ao longo de pouco mais de 100 anos no Brasil”, salientou, agradecendo os diversos parceiros e profissionais envolvidos.

Inauguração do Complexo Ferroviário Conde de Araruama - Foto: Leandro Fernandes/Secom


Rossana ainda falou sobre as ações da área de cultura, que nos últimos oito anos conseguiu viabilizar grandes resgates, que contabilizam mais de vinte obras ligadas à cultura e à história de Quissamã, iniciadas com a restauração do Museu Casa Quissamã, passando por obras literárias.

Representando o presidente IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, a superintendente Maria Cristina Lodi destacou a importância dessa parceria com a Prefeitura de Quissamã, uma vez que são recursos merecidos para a cidade que gosta da sua história e que lembra sua memória. “O trabalho que temos que fazer aqui não será senão o reconhecimento de todo um esforço e de toda uma memória que a gente vê estampado em cada parede, em cada casa, em um esforço de todos de resgatar a sua identidade”.

A superintendente aproveitou a oportunidade para revelar que o IPHAN continuará a investir em Quissamã e que estudos estão sendo feitos para mais tombamentos no município.

Na ocasião, o prefeito Armando Carneiro, a superintendente do IPHAN Maria Cristina e a presidente da Fundação, Rossana Viera, assinaram um termo de cooperação técnica para a implementação da Casa do Patrimônio “Museu Casa Quissamã”. O termo tem duração de dois anos e consiste em uma parceria entre o Instituto do Patrimônio e a Fundação Municipal de Cultura e Lazer, onde a partir de então um funcionário do IPHAN vai atuar, vinculado ao Museu, em um trabalho focado no patrimônio imaterial da cidade. Além disto, houve a homenagem ao arquiteto José Francisco de Almeida Pereira, grande incentivador da valorização e do resgate da arquitetura local, e a outros profissionais que se dedicam à cultura do município.

Lançamento do Livro 

A solenidade de inauguração do Complexo Ferroviário Conde de Araruama contou também com o lançamento do livro “A Ferrovia Agricola de Quissaman e Suas Conexões Regionais”, dos autores Nylson Macedo e Leonardo Vasconcellos, com ilustrações de Rubens Matos.

Inauguração do Complexo Ferroviário Conde de Araruama - Foto: Leandro Fernandes/Secom


“Meu profundo reconhecimento às autoridades de Quissamã, pela forma séria e pouco vista neste país de respeitar a história e de procurar valorizar a sua cultura. Conheço muitas cidades, mas não conheço nenhuma que tenha tal carinho com a sua história, como tem Quissamã”, disse um dos autores do livro, Nylson Macedo, durante o lançamento.

Sobre o livro, o prefeito Armando destacou que a obra é de uma riqueza no que tange à memória das ferrovias da região, permitindo ao leitor conhecer com detalhes essa história que permeia pelo final do século XIX e início do século XX, a partir de um estudo profundo feito pelos autores.

fonte: SECOM