sexta-feira, 23 de março de 2018

Vacinação contra meningite C e HPV nos postos e Centro de Saúde de Campos

(Foto: Luiz Macapá)
A Campanha Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes contra meningite C e HPV segue em Campos com doses aplicadas nas unidades de saúde e no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

A assessora chefe da Vigilância em Epidemiologia da secretaria municipal de Saúde, Roberta Lastorina, explicou que o Governo Federal ampliou a faixa etária para a vacina contra meningite de 12 e 13 anos para 11 e 14. De acordo com dados da secretaria, 10.126 mulheres e 8.826 homens foram imunizados contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) em 2017 na cidade. Contra a meningite C, foram 8.182 doses aplicadas. 

— As vacinas de HPV deverão ser aplicadas em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos. No caso da meningite C, o público alvo são os adolescentes com idade entre 11 e 14 anos — ressaltou a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

O HPV é um vírus capaz de infectar a pele, as mucosas, a região genital e provocar cânceres, como os de colo de útero, vulva, vagina, pênis e ânus.

A meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges. Os principais sinais e sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.








Fonte: Secom PMCG