sexta-feira, 23 de março de 2018

Formação para alfabetizadores da rede municipal de São João da Barra


A Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Coordenação Pedagógica do 1º segmento, realizará no sábado, 24, a abertura do Alfaletrando, Programa de Formação de Práticas Alfabetizadoras para professores do 1º ao 3º anos da rede municipal. O evento acontece em Barcelos, no salão da igreja católica, das 8h às 12 horas.

Durante o ano letivo, uma vez por mês, cerca de 100 professores participarão da formação, que tem como objetivo propor reflexões e discussões a partir do diagnóstico da aprendizagem dos alunos realizado pelos professores do Ciclo Alfabetizador. “A ideia é embasar a prática desse professor, instrumentalizando e dando suporte pedagógico”, afirmou Érika Alves, Coordenadora do projeto juntamente com Wanessa Vilela.

O programa Alfaletrando teve início no ano de 2017 e segue, este ano, na busca por novas estratégias de ensino, contribuindo para aproximar a reflexão teórica com a realidade vivenciada em sala de aula, possibilitando a troca de experiências e sistematização de conteúdos como a sondagem dos níveis da aprendizagem dos alunos a partir da Psicogênese da Língua Escrita.

– A alfabetização e o letramento caminham de mãos dadas, não há como separá-los, porque uma está interligada a outra, sendo assim, a prática do professor é fundamental para a melhoria real dos índices de aprendizagem. E é o aprimoramento dessas competências, indispensáveis para inserção na vida profissional e social do educando, que queremos incentivar no dia a dia escolar – frisou Daniel Damasceno, secretário de Educação e Cultura.

A ideia central do programa Alfaletrando é a mudança de postura do profissional que atua no Ciclo Alfabetizador, dando uma identidade a esse time de professores alfabetizadores, ressaltando seus valores e ressignificando suas práticas. Segundo Wanessa Vilela, “reafirma-se a cultura de rede que tem como mesmo propósito a busca de novas possibilidades no ensino, com a finalidade de sanar o déficit em leitura e escrita dos alunos da Rede Municipal”, pontua.





Fonte: Secom PMSJB