terça-feira, 27 de março de 2018

Curso de Formação na Educação Especial em SJB

(Foto: Divulgação | Secom)
A Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Coordenação Especial, realizou na última quarta-feira, 21, juntamente com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o curso de Formação Continuada de professores que atuam na educação especial em São João da Barra, com o tema: Práticas pedagógicas voltadas para a inclusão escolar. Esta é a segunda etapa da capacitação; a primeira aconteceu em fevereiro.

De acordo com Luana Leal, mestra em Políticas Sociais, a formação objetiva ampliar discussões no âmbito da educação especial em encontros que ocorrerão ao longo do ano de 2018 com docentes que atuam na rede de Educação; promover cursos de capacitação para os professores da modalidade regular e especial e contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas no ambiente escolar.

Das temáticas que norteiam o desenvolvimento da capacitação, a compreensão dos laudos médicos foi assunto neste segundo encontro, que contou, também, com dinâmica e apresentação do filme “Como estrelas na terra”, que propõe uma reflexão da prática do professor frente a um diagnóstico negativo do aluno.

Desta forma, as envolvidas no projeto entendem que os profissionais da Educação devem, continuamente, serem preparados para ensinar aos alunos, considerando suas particularidades, potencialidades e subjetividades, compreendendo os discentes como sujeitos capazes de aprender e se desenvolver, apesar de suas dificuldades.

– Queremos mostrar que a educação inclusiva é possível, e um novo olhar por parte do professor pode ser o diferencial no sucesso da aprendizagem do aluno – disse a coordenadora da Educação Especial, Franci Nogueira.

A equipe da Uenf é composta pela coordenadora e doutora em educação, Renata Maldonado; a estudante de pedagogia da universidade, Lara dos Anjos; a assistente social e mestra em Políticas Sociais, Luana Leal, e a também assistente social e doutoranda em Políticas Sociais, Renata Melo.








Fonte:Secom  PMSJB