quinta-feira, 22 de março de 2018

Circuito Religioso movimentará o turismo em São João da Barra


São João da Barra promove, entre 23 de março e 9 de abril, o Circuito Religioso, englobando o período da Semana Santa até o dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira da praia de Atafona. A iniciativa envolve a Prefeitura de São João da Barra, Paróquia São João Batista e as irmandades do Santíssimo Sacramento, São Pedro, São Benedito, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Penha.

“A inclusão do Circuito Religioso no calendário de eventos do município manterá a tradição da religiosidade fomentando o turismo e atraindo visitantes que, motivados pela fé, poderão participar de uma programação ampla e diversificada”, avaliou a prefeita Carla Machado.

Missas, peregrinações, romarias, visitas históricas e espetáculos na sede do município como o Auto da paixão de Cristo, procissões de Ramos, do Fogaréu, do Encontro, do Senhor Morto, além das tradicionais procissões terrestre e marítima, em Atafona, compõem a programação nesse ano em que a Igreja de Nossa Senhora da Penha será elevada à categoria de Santuário.

Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, com a implementação do segmento turismo religioso, saem ganhando os turistas, que passam a contar com mais um atrativo anual na região, comerciantes e ambulantes, pela oportunidade de geração de trabalho e renda e, também, os moradores, pela alternativa de entretenimento e lazer.

– A ideia é, de uma forma mais organizada e planejada, desenvolver uma melhor gestão do turístico religioso, estabelecendo metas a partir da identificação da oferta e das características e variáveis da demanda – declarou Edivaldo.


PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO RELIGIOSO (SEMANA SANTA)


Sexta-feira - 23 de março

19h – Na Igreja Matriz, missa seguida de procissão do depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores até a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Durante a procissão, haverá exercício da Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora.

Domingo - 5 de março

9h30 – Benção dos Ramos na Capela de Santo Antônio; logo após, procissão de Ramos e missa na Igreja Matriz de São João Batista.

19h – Benção dos Ramos na Igreja Matriz de São João Batista, seguida de missa.

Segunda-feira - 26 de março

18h30 – Na Igreja Matriz, celebração do Ofício das Trevas.

Terça-feira - 27 de março

18h30 – Missa na Igreja Matriz de São João Batista

20h – Procissão do Fogaréu, com saída da igreja de São Pedro passando pelas igrejas São Benedito, São João Batista e Nossa Senhora da Boa Morte.

Quarta-feira - 28 de março

18h30 – Missa nas igrejas São João Batista e Nossa Senhora da Boa Morte.

19h – Procissão do Encontro (Durante a procissão haverá meditação e visitação aos Passos da Paixão).

Quinta-feira - 29 de março

19h – Santa Missa da Ceia do Senhor, cerimônia do Lava Pés e adoração ao Santíssimo Sacramento até 2h, com participação dos coroinhas, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica, Jovens da Matriz, ACC e Ministério de Música, e irmandades de São João Batista e Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira - 30 de março

6h – Continuação da adoração ao Santíssimo Sacramento até 14h, com a participação da Legião de Maria; Terço dos Homens e das Mulheres; Pastorais do Dízimo, Comunicação, Criança, Família e Sobriedade; Catequese; irmandades de São Pedro, São Benedito e Nossa Senhora da Penha; Grupo de jovens de Atafona e Grussaí; MEDSC e fiéis.

15h – Na Igreja Matriz, solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, Leitura da Paixão, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Santíssima Eucaristia.

19h – Na Igreja Matriz, piedosa e solene procissão do Enterro do Senhor Morto.

22h – Auto da Paixão de Cristo

Domingo - 01 de abril

6h – Na Igreja Matriz, festiva procissão da Ressurreição seguida de missa de Páscoa.

19h – Na Igreja Matriz, missa de Páscoa, encerrando as celebrações da Semana Santa.


PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO RELIGIOSO (FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA)


Domingo - 01 de abril

17h – 1º Dia do Oitavário da Padroeira: Santa Missa Solene de Páscoa, celebrada pelo Pároco Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa e cantada pelo Ministério de Música Mensageiros do Rei

18h – Levantamento do quadro de Nossa Senhora da Penha, na Praça da Padroeira.

18h30 – Saída da Procissão automobilística de Nossa Senhora da Penha passando pelas comunidades de Atafona em direção a São João da Barra.

Segunda-feira - 02 de abril

19h – 2º Dia do Oitavário da Padroeira. Santa Missa, celebrada pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes- Itaperuna, cantada por Regina e Léo.

Terça-feira - 03 de abril

19h - 3º Dia do Oitavário da Padroeira. Santa Missa, celebrada pelo padre José Maurício Peixoto da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Ururaí, cantada pelo Ministério de Música Nossa Senhora da Penha.

Quarta-feira - 04 de abril

19h - 4º Dia do Oitavário da Padroeira. Santa Missa, celebrada pelo padre Marcos Paulo Pinalli da Costa da Paróquia São João Batista, cantada pelo Ministério de Música Apascenta Minhas Ovelhas.


Quinta-feira - 05 de abril

19h – 5º Dia do Oitavário da Padroeira. Santa Missa, celebrada pelo padre Claudio Ferreira da Silva da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Parque Lebret, cantada pelo Ministério de Música do Grupo Jovem Filhos de Maria.


Sexta-feira – 06 de abril

19h – 6º Dia do Oitavário da Padroeira. Santa Missa celebrada pelo padre Alci de Andrade da Silva da Paróquia São João Batista e cantada pelo Coro São João Batista.

20h – Auto de Maria. Tema: Maria, Mãe do divino Amor. “ Um Espetáculo de Fé e Amor ! ”


Sábado – 07 de abril

10h – Curso de Batismo.

7º Dia do Oitavário da Padroeira

17h – Romaria Luminosa de Nossa Senhora da Penha (saída da Igreja Matriz), em direção ao futuro Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Penha.

19h- Santa Missa campal de Elevação do Santuário de Nossa Senhora da Penha, celebrada pelo Revmo. Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, cantada pelo Coral Arautos do Evangelho


Domingo – 08 de abril

9h ¬– 8º Dia do Oitavário da Padroeira.

Santa Missa em Ação de Graças pelo Dia da Divina Misericórdia celebrada pelo padre Marcos Paulo Pinalli da Costa e cantada pela Banda Dom Divino

11h – Batizados

15h - Saída da Procissão Fluvial de Nossa Senhora da Penha em carreata até o Cais do Imperador em São João da Barra.

15h30 - Chegada da carreata no Cais do Imperador e início da Procissão Fluvial em direção a Atafona.

17h - Chegada da Procissão Fluvial e Cerimônia de Coroação

18h30 – Santa Missa, celebrada pelo padre Marcos Paulo Pinalli da Costa, cantada pelo Ministério de Música Nossa Senhora da Penha

20h – Tradicional Leilão, com ricas prendas, com o Leiloeiro Osmar da Chamel (Palco2).

00h – Acolhida a Imagem de Nossa Senhora da Penha pelo Grande dia.


Segunda-feira – 09 de abril

5h – Alvorada dando prenúncio ao dia maior dedicado a nossa Mãe e Padroeira, com os acordes da Banda União dos Operários, pelas vias centrais de Atafona e acompanhada por todo o povo devoto.

9h – Solene Missa Campal celebrada pelo monsenhor Leandro de Moraes Diniz da Catedral Diocesana – Campos, em ação de graças pelo dia maior dedicado a Nossa Senhora da Penha e cantada pelo Coral Flos Carmeli.

11h30 – Batizados

17h – Tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, percorrendo as principais vias da Praia de Atafona, acompanhada pelos inúmeros devotos e autoridades religiosas, civis e militares.

20h30 – cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha.

20h45 – Grandiosa queima de fogos.

23h45 – Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha.

00h – Queima de fogos.





Fonte: Secom PMSJB