segunda-feira, 26 de março de 2018

Makro inaugura primeiro Ponto de Entrega Voluntária


O Makro Atacadista, um dos principais players do setor, tem como missão contribuir com o crescimento sustentável do país. Com base nisso, nos últimos anos a rede investiu fortemente em diversas frentes e ações para cada vez mais ter uma operação sustentável, preocupada com o meio ambiente e com o crescimento e transformação da comunidade.

Pensando nisso, o Makro desenvolveu mais uma iniciativa para seus clientes, funcionários, parceiros e comunidade: o projeto de Ponto de Entrega Voluntária (PEV). O programa "Recicla Makro" possibilitará que as pessoas levem papéis, plásticos, vidros, metais e outros resíduos para reciclagem. Todo material recolhido será doado para a You Green, cooperativa de catadores que realiza o trabalho de coleta seletiva e fará a triagem, diagnóstico e logística reversa dos resíduos coletados. O "Recicla Makro" foi projetado em tamanho contêiner, diferenciado dos demais pontos disponíveis atualmente no mercado, para poder receber também os materiais do empreendedor, que possui uma geração maior de resíduos em seu estabelecimento.

O primeiro PEV será inaugurado no dia 29 de março, na loja Makro Butantã, região sul de São Paulo. A previsão é de que até o fim do ano mais 15 unidades da rede recebam o projeto.

"Para nós, todo o ciclo de vida dos produtos que revendemos é importante, pois impacta diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Estamos trabalhando em vários projetos que estimulam os consumidores e nossos colaboradores a adotarem práticas sustentáveis e de consumo consciente. Queremos que nossos clientes conheçam e participem desse processo, levando às nossas lojas os resíduos de suas casas ou estabelecimentos comerciais que possam ser reciclados", afirma Marcos Ambrosano, Presidente do Makro no Brasil.


Como complemento na ação socioeducativa, o Makro e a You Green disponibilizarão um educador ambiental, que ficará à disposição para tirar dúvidas e dar dicas de reciclagem todas as semanas, de terça-feira a domingo, das 8h às 15h30.


CONHEÇA MAIS SOBRE O QUE PODE OU NÃO SER RECICLADO:


PAPÉIS

Pode ser reciclado:
Papéis de escritório, usados para escrever e/ou imprimir, podem ser destinados para a reciclagem. Exemplos: papéis de caderno, jornais, revistas, panfletos. Cartões e cartolinas, caixas de papelão, papéis de embalagem, de embrulho de presentes e papel de seda.

Não pode ser reciclado:
Papéis sanitários (papel higiênico e lencinhos de papel, por exemplo.), papéis sujos, engordurados ou contaminados com substâncias nocivas à saúde, papéis encerados, com substâncias impermeáveis, e revestidos com silicone ou parafina, papel vegetal, papéis de cupom fiscal, comprovante de cartão de crédito/débito, extrato bancário, papel fotográfico/fotografia e fitas e etiquetas adesivas. Os papéis recobertos com outro tipo de material, como o plástico (papéis plastificados) ou alumínio (papéis laminados) – muito comuns em embalagens, como as de alimentos – são de difícil reaproveitamento, portanto são também considerados não-recicláveis.

PLÁSTICOS

Pode ser reciclado:
Embalagens e tampas de xampus, detergentes, garrafas pet e outros produtos de uso doméstico*; Embalagens plásticas de alimentos (caixinha plástica de ovos, por exemplo); Utensílios plásticos como canetas esferográficas (sem o reservatório da tinta), baldes, artigos de cozinha, copos etc; Sacolas; Embalagens PET; Filmes plásticos

Não pode ser reciclado:
Plástico tipo celofane; Embalagens plásticas metalizadas, como de alguns salgadinhos; Plásticos termofixos, usados na indústria eletroeletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos (a melhor forma de descarte é procurar um ponto de coleta do fabricante).


VIDRO

Pode ser reciclado:
Garrafas de bebidas; Frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes, produtos de limpeza); Cacos de qualquer dos produtos acima.

Não pode ser reciclado:
Espelhos; Vidros de janelas*; Vidros de automóveis*; Tubos de televisão e válvulas*; Ampolas de medicamentos. Atenção, os medicamentos não devem ser descartados no lixo comum, pois podem contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde da população. Procure um posto de coleta especial; Cristal

* Vidros temperados não podem ser reciclados, por exigir aditivos que não podem ser reprocessados em sua fabricação. Entenda melhor o que são aqui.


Exige descarte especializado:

A lâmpada eletrônica contém mercúrio, que é tóxico, por isso não deve ser encaminhada para o lixo comum. O Makro mantém parceria com a Reciclus que oferece uma destinação final ambientalmente adequada para lâmpadas. Todos os clientes e colaboradores do Makro poderão participar da ação, levando suas lâmpadas usadas até as lojas participantes. 57 lojas do Makro já possuem coletor de lâmpadas e a previsão é que mais 16 lojas comecem a participar do projeto até o final do ano. Todas as lâmpadas coletadas serão destinadas de forma correta para Reciclagem. Para conhecer mais sobre o projeto acesse:www.reciclus.org.br

Siga a RECICLUS nas redes sociais: Facebook - @ReciclusOficial / Twitter - (@Reciclus)

METAIS:
Pode ser reciclado:
Latas de óleo, sardinha, creme de leite, feitas com aço revestido com estanho (folha-de-flandres); Alumínio: latas de refrigerantes, cerveja, chás, tampa do iogurte, folhas de alumínio; Ferragens; Arame; Fio de cobre; Panela sem cabo; Embalagem do marmitex.

Não pode ser reciclado:
Esponja de aço; Lata de aerossol; Lata de tinta; Lata de verniz

Exige descarte especializado:
Pilhas, bateria e óleo de cozinha

Sobre o Makro

No Brasil desde 1972, o Makro é uma empresa do grupo holandês SHV para (Steenkolen Handels-Vereeniging), que opera em cinco países da América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. A partir dos anos 90, investiu na expansão de lojas em todo o Brasil, especialmente nas regiões Sul e Nordeste.

Hoje com 74 lojas amplas e estrategicamente localizadas nos país, busca atender a todos os nossos clientes, pessoas físicas e profissionais, oferecendo uma vasta gama de produtos, contemplando alimentos perecíveis, não perecíveis, bebidas, produtos de higiene e limpeza, descartáveis, utensílios, materiais de escritórios, pet, entre outros. Todos eles com os melhores preços do mercado.



Sobre a You Green

A YouGreen é uma cooperativa de catadores que realiza o trabalho de Coleta Seletiva, Triagem, Conscientização, Diagnóstico e Logística Reversa de resíduos recicláveis, e tem como missão elevar a qualidade de vida e renda dos trabalhadores da coleta seletiva por meio da gestão cooperativa e prestação de serviços à sociedade com parcerias e alianças que tenham os mesmos valores, contribuindo com o desenvolvimento de outros grupos de catadores.






Fonte: FSB Comunicação