quarta-feira, 14 de março de 2018

Sistema de Registro Integrado em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
O município de São João da Barra foi homenageado no mês de fevereiro pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), e pelo Sebrae/RJ, com certificado pela adesão ao Sistema de Registro Integrado (Regin), pela emissão de alvará eletrônico.

Atualmente pouco mais de 1/3 dos municípios do Estado do Rio de Janeiro tem essa integração. São João da Barra foi um dos pioneiros nas regiões Norte e Noroeste Fluminense na adesão ao Regin. 

A visão de empreendedorismo e fortalecimento da economia da prefeita Carla Machado vem desde suas gestões anteriores. O incentivo à legalização empresarial, bem como a inauguração da 18ª Delegacia Regional da Jucerja, em junho de 2011, são alguns exemplos das ações desenvolvidas.

“Durante o ano prosseguiremos com o trabalho de incentivo à legalização empresarial em parceria com o Sebrae. O objetivo é disponibilizar assessoria técnica, orientando sobre os procedimentos necessários para legalizar o empreendimento”, explicou o secretário de Fazenda, Allan Barcellos, acrescentando que a meta é oportunizar aos empresários adequação às normas do Código Tributário Municipal, evitando transtornos pela informalidade comercial.

O agendamento do serviço gratuito junto ao Sebrae, em uma sala da Prefeitura, poderá ser feito pelo 0800-5700800. O apoio do Sebrae incluirá também a realização de cursos, oficinas, palestras e consultorias visando ampliar o trabalho de conscientização da legalização empresarial.

Recentemente a prefeita Carla implantou o Programa Ambulante Legal, e vem discutindo junto ao Sebrae a elaboração de um plano de incentivo ao empreendedorismo, voltado aos sanjoanenses que atuam na comercialização de alimentos e se encontram na informalidade e, também, aos formados dos cursos de segmento de alimentos, realizados em 2017 pela Prefeitura, Senai e Ferroport. 

Outra medida importante tomada foi a realização, pela primeira vez no município, do Empretec, numa parceria da Prefeitura, Porto do Açu e Sebrae. “A intenção foi promover o desenvolvimento empresarial, onde são discutidas e praticadas técnicas de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal e gerencial, proporcionando uma nova visão do mundo corporativo e aflorando características pessoais como a liderança e a inovação para enfrentar o mercado, e contribuir e alavancar a economia local”, finalizou Allan.





Fonte: Secom PMSJB