quinta-feira, 15 de março de 2018

Capacitação para professores da Educação Infantil em SJB

(Foto: divulgação)
A Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, finalizou nesta quarta-feira, 14, a 1ª Formação Continuada de Professores da Educação Infantil, intitulada “Leitura e escrita: novos olhares, múltiplas linguagens”. O evento reuniu cerca de 90 profissionais da rede municipal de ensino durante os dois dias de capacitação.

Segundo as coordenadoras Lucelina Rangel e Luciana Paula, a ideia foi promover o estímulo e aperfeiçoamento das profissionais, além de aprimorar a didática em sala de aula, e a troca de experiências relevantes no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Os professores participaram de dinâmicas de grupo, construção de plano interdisciplinar, desenvolvimento de trabalhos envolvendo as cinco linguagens (gráfica, pictórica, sonora, midiática e cinestésica) por meio da música, entre outros.

Para a professora Marineide Monteiro, os encontros foram positivos. “Gostei bastante da interação e as estratégias trabalhadas me ajudaram na percepção de como devo trabalhar alguns temas, como a água”, por exemplo.

CMAEE- As fisioterapeutas do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, Camila Santana e Kíssila Rios, participaram da formação continuada e abordaram o tema: “Marcos do Desenvolvimento Infantil”. A finalidade foi direcionar os professores nas questões relacionadas ao diagnóstico de atraso motor nas crianças de 1 a 6 anos.

– O professor é quem passa a maior parte do tempo na escola com a criança, sendo assim, é provável que consiga detectar algumas dificuldades no desenvolvimento motor, e assim fazer o encaminhamento à equipe técnica, que direcionará o caso para o CMAEE – pontuaram as fisioterapeutas.

Durante o ano letivo, outras capacitações acontecerão, atendendo a todos os segmentos da rede de ensino. “Pretendemos valorizar os professores propiciando condições de aprimorarem seus conhecimentos pedagógicos e, desta forma, ampliar as estratégias utilizadas em sala de aula, proporcionando assim, estímulo e motivação no aluno”, frisou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.







Fonte: Secom PMSJB