quinta-feira, 7 de agosto de 2014

VOLUNTÁRIOS RECOLHEM LIXO NO RIO PARAÍBA DO SUL

(Foto: Divulgação| Secom)
Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do Rio Paraíba, a Secretaria de Meio Ambiente começou nesta quinta-feira (07) a desenvolver o projeto “Limpa Paraíba”. Dez adolescentes da ONG Rema Campos foram os voluntários de hoje e recolheram dezenas de lixos que foram despejados na margem do lado esquerdo do rio, como garrafas pet, papéis, plásticos, pedaços de madeira e até uma sucata de monitor de um computador .

Os resíduos coletados foram armazenados em sacos e depositados temporariamente no barco de apoio ou nos pontos de saída e chegada para posterior recolhimento e destinação. Equipes da Secretaria de Limpeza, Praças e Jardins realizaram a limpeza vegetal, roçando a macega e a vegetação invasora. O projeto conta com o apoio da Defesa Civil Municipal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Zacarias Albuquerque, outra ação, através do projeto, será desenvolvida no final deste mês. “Vamos conversar com as Associações de Moradores do Jardim Carioca e do Parque Vicente Dias para que possamos ter bastante voluntários. A ideia é sensibilizar a população, para evitar e ajudar a combater a prática de jogar lixos nos rios, lagoas e canais, evitando, assim, a contaminação das águas”, comentou.

Os alunos da Rema Campos, Pedro Henrique dos Santos da Conceição e Antônio Cunha Nunes Neto, ambos de 13 anos, participaram da ação. “O rio é a nossa sala de aula e é muito importante a preservação de todo o entorno dele”, disse Antônio. Pedro ressalta que esta ação é uma forma de preservação do meio ambiente. “Por isso que temos estar sempre conscientes do nosso papel, que não é poluir o Paraíba do Sul”, ressaltou.



Fonte: Secom