O escritor Matteus Gomes lançará, nesta terça-feira (2), às 19h, no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), o livro “O Menino Imperador”, obra que tematiza a infância de Dom Pedro II. Aberto ao público, o evento será marcado por uma roda de conversa do autor com o professor Thiago Eugênio. A atividade tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG).
Com 168 páginas, o livro é uma narrativa de ficção inspirada em episódios reais da história do Brasil. A trama se passa entre a abdicação de Dom Pedro I em favor do filho de 5 anos de idade e a coroação de Dom Pedro II, aos 14 anos. O foco da história é a infância de Pedro e de suas irmãs, deixados para trás quando da partida do pai para Portugal. Nesse romance de estreia de Matteus Gomes, temas como infância, família e orfandade são centrais, abordados com rara sensibilidade.
Sistemas de governo, democracia e escravidão também são temáticas presentes. O rigoroso trabalho de pesquisa investido no pano de fundo, que inclui trechos de cartas inéditas trocadas entre a família imperial, não sobrepõe a narrativa ficcional.
“A obra, publicada pela Caravana Grupo Editorial, tem o mérito de possibilitar a humanização das personagens históricas e de aproximar o leitor daqueles acontecimentos cruciais que incontornavelmente estudamos na escola”, ressalta Matteus Gomes, de 31 anos, mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
.jpg)

