Nesta sexta-feira (12), ao menos quatro perfurações no piso da Praça Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, para fixar uma estrutura em formato de estrela, identificada como “Natal Sesc”. Os furos foram feitos para sustentar a instalação metálica que fazem parte da iluminação da decoração natalina.
A situação faz retornar um debate que já havia sido levantado em outubro, quando a FEPE (Feira de Preços Especiais) foi impedida de ocupar o mesmo local. Na época, a Prefeitura argumentou que a Praça não poderia receber qualquer intervenção que demandasse perfuração, em razão da proteção do patrimônio.
A CDL Campos, organizadora da FEPE, chegou a enviar um documento à secretaria municipal de Turismo, comprometendo-se a reparar o piso caso o uso fosse autorizado. A feira acabou suspensa.
Dois meses depois, a cena se repete, mas agora com a estrutura montada. A reportagem verificou que os furos utilizados para fixar elementos da decoração estão no mesmo tipo de piso cuja preservação motivou a suspensão da FEPE.
Foi solicitado nota ao Sesc Rio e à Prefeitura de Campos para esclarecer se existe alguma medida prevista para reparação dos danos ou responsabilização e não recebeu retorno até o fechamento da matéria.


