Ao som de canções natalinas interpretadas pela Orquestra de Violinos do Rio, o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quarta-feira (10/12), a iluminação especial do projeto “Luzes da Guanabara”. Pelo terceiro ano consecutivo, a fachada do Palácio Guanabara se transforma em um dos principais cenários das celebrações de Natal no estado. A abertura contou a chegada do Papai Noel, acompanhado da Mamãe Noel, em um momento que emocionou o público presente.
A entrada principal da sede oficial do Governo do Estado estará iluminada até o dia 6 de janeiro por 150 mil leds. Para dar ainda mais charme à decoração, a tradicional árvore de Natal instalada na entrada do Palácio vai contar com acessibilidade, incluindo piso tátil, intérprete de Libras e cartões natalinos em Libras.
O clima natalino sempre nos traz lembranças das coisas boas que vivemos ao lado de nossas famílias. Quando nos aproximamos das celebrações de fim de ano, temos a oportunidade de agradecer e refletir sobre tudo o que vivemos. Como governador do Rio de Janeiro, se pudesse fazer um pedido de Natal, gostaria que toda a família fluminense tivesse uma mesa com fartura, harmonia e muito amor, não só nesse Natal, mas todos os dias. O Luzes da Guanabara já virou uma tradição que ilumina não só o Palácio Guanabara, mas também o espírito do nosso estado disse o governador Cláudio Castro.
O projeto do Governo do Estado é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela Subsecretaria de Grandes Eventos, com apoio da Light. Além da decoração, que também se estende às palmeiras e árvores na frente do Palácio Guanabara, estão previstos mais dois shows gratuitos: um no dia 18 de dezembro e outro no dia 6 de janeiro, ambos às 18h.
É um presente para as famílias fluminenses e uma forma de celebrar a esperança, o encontro e a cultura. Convidamos a todos para participar desse momento especial. É o terceiro ano do projeto e estou cada vez mais apaixonada. É uma experiência única que une as pessoas ao espírito natalino celebrou a primeira-dama Analine Castro, presidente de honra do RioSolidario.
A iniciativa contribui para o fortalecimento do turismo e para dar visibilidade a artistas e profissionais da cadeia criativa, ampliando o calendário cultural da capital fluminense.
Nosso objetivo é transformar o Palácio Guanabara em um espaço ainda mais acolhedor e acessível, oferecendo uma experiência visual e cultural de qualidade para todos. Cada detalhe foi pensado para valorizar nossas tradições, democratizar o acesso e promover a energia do Natal no coração do Rio afirmou o subsecretário de Grandes Eventos e Ações de Promoção, Rodrigo Castro.


