quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Violência em São João da Barra: tentativa de homicídio em Atafona

Foto: Ralph Braz | Pense Diferente

Um homem foi preso após tentar matar o proprietário do imóvel onde mora, na noite deste sábado (06), na Rua Ernani Alves, em Atafona, distrito de São João da Barra. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 19h45.

De acordo com o boletim, a guarnição do PATAMO V foi acionada por transeuntes que relataram que um homem estaria armado com uma faca ameaçando outra pessoa. Ao chegar ao local, os militares encontraram a vítima, o proprietário da casa, um homem de 34 anos, que contou que estava na varanda do segundo andar de sua residência quando avistou seu inquilino na rua.


Segundo o relato, ao cobrar o aluguel atrasado, o inquilino teria se alterado, passado a ofendê-lo e feito diversas ameaças de morte, além de dizer que colocaria fogo na casa. A vítima informou ainda que, ao descer para a rua, foi surpreendida pelo suspeito, que estava armado com uma faca e tentou desferir golpes contra ele. A vítima conseguiu correr e não foi ferida.

Testemunhas também relataram que o suspeito costuma ameaçar moradores da vizinhança. Durante as buscas, os policiais encontraram o suspeito sentado em frente à residência. Nada ilícito foi localizado em sua posse, mas vizinhos encontraram uma faca próxima à caixa de gordura da casa onde ele mora. A vítima reconheceu o objeto como sendo a arma utilizada na tentativa de agressão.

O inquilino recebeu voz de prisão e, devido ao risco de fuga, foi algemado conforme prevê a Súmula Vinculante do STF. Ele, a vítima e a testemunha foram encaminhados inicialmente à 145ª DP e, em seguida, à 134ª Delegacia de Polícia (Central de Flagrantes), onde o caso foi registrado.

Após análise da autoridade policial, o inquilino foi autuado por tentativa de homicídio (Art. 121 c/c Art. 14, II do Código Penal), permanecendo preso à disposição da Justiça. A faca foi apreendida.

A Polícia Militar informou ainda que toda a ocorrência foi registrada pelas câmeras operacionais dos agentes, embora duas delas tenham descarregado durante os procedimentos na delegacia. O celular do suspeito também foi entregue na unidade policial.