segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Livro que revela relação de Dom Pedro II e a cultura hebraica será lançado nesta terça


Nesta terça-feira (02), o professor Leandro Garcia lançará seu novo livro, “Dom Pedro II e a Cultura Hebraica”, às 14h30, durante evento realizado no Museu Imperial, em comemoração ao bicentenário de nascimento de Dom Pedro II. Resultado de três anos de pesquisa que deram origem a um volume de 560 páginas, a obra apresenta a profunda paixão do imperador pelo conhecimento das culturas e idiomas orientais, em especial, a hebraica

Na obra, o autor disserta sobre a relação do antigo imperador do Brasil com o atual Oriente Médio e com a comunidade hebraica que vive, onde hoje se situa o Estado Nação de Israel.

O livro enaltece também o interesse de D.Pedro por outros idiomas e culturas, onde o autor relaciona essa curiosidade com o conhecimento do monarca por 16 idiomas. O autor ainda ressalta a importância do evento para o lançamento do livro. “O Museu Imperial é a casa do imperador em Petrópolis. O lançamento vai ser no dia do aniversário de 200 anos dele. Eu acho muito significativo”.



O autor conta o que há de novo em seu livro e comenta sobre a relação direta do imperador com a cultura hebraica. “Acho que o novo dessa obra essa inserção dele na cultura hebraica, porque o hebraico é uma das línguas que ele fala, é uma das literaturas que ele conhece muito bem, então não só, é a inserção dele nessa cultura hebraica como vários textos e poemas que ele traduziu do hebraico para o português e do português para o hebraico. Também posso citar a correspondência que ele mantinha com vários rabinos, autoridades da religião judaica, após a ida dele a Jerusalém, quando ele volta de Jerusalém em 1876, ele mantém contato com rabinos e com estudiosos judeus até a morte, então essas cartas também estão de forma inédita no meu livro”

Leandro Garcia é Mestre e Doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio. Possui três Pós-doutorados: em Estudos Literários (PUC-Rio), em Teologia (FAJE-BH) e em História (Sorbonne Nouvelle / Paris 3. É pesquisador-bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq e membro titular do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), da Academia Petropolitana de Letras (APL), do Conselho Diretor do Museu-Casa de Stefan Zweig e do Conselho Científico do Museu Imperial de Petrópolis. A obra “D.Pedro II e a cultura hebraica” contém 560 páginas e é resultado de mais de três anos de pesquisa do professor, apoiada pela Fecomércio-SP.

O evento em homenagem ao Bicentenário de nascimento de Dom Pedro II será aberta ao público e contará com diversas outras atrações especiais. A nova exposição “Fale-me de Pedro nas minúcias da memória” apresenta momentos da vida de Dom Pedro II, da infância à morte, e a construção de sua imagem nos lugares de memória, especialmente em Petrópolis. Com objetos, documentos e materiais inéditos, a mostra oferece um panorama ampliado sobre a trajetória do imperador, incluindo cadernetas de viagem restauradas neste ano e outros itens pessoais que integram o percurso expositivo.

A Sala do Traje Majestático também estará disponível para visitação apresentando o conjunto utilizado por Dom Pedro II na cerimônia de coroação, realizada no Rio de Janeiro em 1841, e posteriormente em eventos oficiais ao longo dos 48 anos de seu reinado

A partir do dia 4 de dezembro, o tradicional espetáculo "Som e Luz" retorna com apresentações regulares às quintas, sextas e sábados. A experiência transporta os visitantes para o Segundo Reinado por meio de narrativa envolvente, iluminação cenográfica e trilha sonora, proporcionando uma imersão na história.