segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Secretária de Agricultura de SJB se reúne na Ceasa-RJ


A secretária de Agricultura de São João da Barra, Marcela Toledo, esteve na Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), na sexta feira, 30, para uma reunião com a diretora-presidente do órgão, Bianca de Carvalho, e com a gerente geral da União das Associações e Cooperativas dos Pequenos Produtores Rurais do Rio de Janeiro (Unacoop) Margareth Teixeira 

Juntamente com secretários municipais que integram o Conselho de Secretários do Norte Fluminense, do qual Marcela é presidente, foi discutida a necessidade de ampliação da comercialização da produção agrícola dos municípios, já que a Ceasa é um grande e potencial parceiro para alcançar este objetivo. Também participaram representantes da Funai, Emater e Quilombolas. 

Na reunião foi definido que a Unacoop vai disponibilizar o pavilhão 30 para que os produtores da agricultura familiar da região possam, gratuitamente, comercializar de forma direta suas mercadorias visando alcançar preços mais competitivos. 

Outra conquista do encontro foi a disponibilização do acesso à venda para o Banco de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Ceasa no valor de R$ 6500 reais por produtor, válido para este ano. 

“Foi um encontro importante para o município e região, pois a Ceasa está aberta a este diálogo, e segundo informações da presidente Bianca de Carvalho, a Emater vai realizar um levantamento dos produtores que possuem pedras na Ceasa para um novo cadastramento”, contou Marcela Toledo. 

Na oportunidade também foi solicitado que os médios e grandes produtores também tenham oportunidade de comercialização em outros pavilhões. “Todos os secretários saíram satisfeitos com o excelente resultado da reunião”, finalizou. Participaram os secretários de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu e Carapebus.







Fonte: Secom PMSJB