segunda-feira, 2 de setembro de 2019

São João da Barra classificado para a etapa estadual Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa


Trabalhos de alunos de São João da Barra foram selecionados para a etapa estadual da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, que acontece até o final de setembro. Os estudantes foram vencedores na fase municipal e ficaram com cinco vagas, uma para cada gênero literário: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º ano), crônica (8º e 9º ano), documentário (1º e 2º ano médio) e artigo de opinião (3º ano médio). 

A Olimpíada está em sua 6ª edição e consiste em um concurso de produção de texto para alunos de escolas públicas – municipais e estaduais – de todo o país, com incentivo do Ministério da Educação, dentro das ações do programa "Escrevendo o Futuro". A premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a homenageada nesta edição.

"O tema esse ano foi 'O lugar onde vivo', objetivando estreitar os vínculos do aluno com a sua comunidade. A rede municipal de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), abraça essa ideia e, agora, torce para a etapa estadual", diz a coordenadora de Língua Portuguesa da Semec, Camila Borges. Ela destaca que a rede municipal realiza sua própria olimpíada, inclusive oferecendo oficina de produção de texto, no contraturno.

Na categoria poema, o trabalho selecionado saiu da Escola Municipal José Alves Barreto, de Mato Escuro, da aluna Kailany Almeida Toledo, com "Amo a minha cidade". Ela teve a orientação da professora Márcia Cristina Monteiro Souza.

Na Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, de Caetá, a aluna Sabrina da Silva Santos produziu "Saudade da minha infância", dentro do quesito memória literária, com apoio da professora Fátima Zacarias da Silva Ribeiro. 

Kayllane Almeida Peixoto, da Escola Municipal José Alves Barreto, Mato Escuro, teve seu ensaio "Um dia de frio" escolhido para a seleção estadual da competição, dentro da temática crônicas. A professora Virgínia Machado Silva foi sua companheira nessa aventura que é a escrita.

O documentário foi produzido por um grupo de alunos do Colégio Estadual Alberto Torres, na sede: Gabriel Veras da Silva Berto, João Vitor Valiego Rodrigues e João Miguel Barbosa dos Santos Rangel. O trabalho foi batizado de "Avanço do mar". A professora Regina Ribeiro Merlim acompanhou a produção.

Já o artigo de opinião escolhido foi da aluna Maria Ludmila Siqueira da Silva, do Colégio Estadual João Coelho da Silva, em Cazumbá. "Dentro do mundo" foi o título do artigo revisado pela professora Silvana de Oliveira.