segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Palestra sobre desburocratização para retirar alvará em São João da Barra


A desburocratização de alvarás para empresas com atividades de baixo ou baixíssimo risco foi tema de palestra realizada nesta segunda-feira, 30, no Palácio Cultural Carlos Martins. A reunião foi proferida pelo consultor do Sebrae, Carlos Magno, e foi a primeira de uma série que tem o objetivo de tornar a desburocratização mais assertiva para o município.

Durante a reunião, foi apresentada a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios, conhecida como Redesimples. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Segundo o secretário municipal de Fazenda, Renato Timótheo, a ideia é abrir uma empresa que tem atividades de baixo ou baixíssimo risco em até duas horas.


"A Jucerja representando o Estado junto com o Sebrae está com projeto de desburocratização de alvará. A ideia é que a expedição do alvará para abertura de uma empresa seja de até duas horas. Pra isso, todo processo de abertura até a finalização seria automático, mas para atividades de baixo ou baixíssimo risco", ressaltou.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino de Souza, o subsecretário, Luciano Barreto, o superintendente de Comércio, Serviço e Empreendedorismo, Osvaldo Barreto, além de colaboradores de outras secretarias, como de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos e Ouvidoria.






Fonte: Secom