segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Concurso de redação sobe reserva Caruara


Alunos das escolas municipais José Alves Barreto, de Mato Escuro, e Chrisanto Henrique de Souza, do Açu, conquistaram as três primeiras colocações no 1º Concurso de Redação do Programa de Educação Ambiental da empresa Porto do Açu, tendo como enfoque a Caruara, unidade de conservação mantida voluntariamente pelo empreendimento. A entrega dos prêmios aconteceu na sexta-feira, 20, em evento no Centro de Visitantes, também em comemoração ao Dia da Árvore.

Na cerimônia, foram premiados, entre os 24 finalistas pré-selecionados pela coordenação das escolas, Arthur Machado Barreto, em primeiro lugar, e Maria Eduarda Teixeira da Silva, na segunda colocação. Ambos pertencem à Escola Municipal Jposé Alves Barreto. A terceira colocada foi Geissa do Espírito Santo Almeida, da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. Eles receberam um tablet, uma caixa de som com bluetooth e um headphone com bluetooth, respectivamente.

“Eu não imaginava ganhar, mas a surpresa foi maravilhosa. Além de ter a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema típico da minha região, acredito que isso ajuda a preservar a cultura local. Várias localidades locais levam o nome das plantas típicas da Caruara e eu não sabia disso. Descobri aqui e quero aprender ainda mais. Quem sabe cursar biologia”, afirmou Arthur Machado, que levou o primeiro lugar no concurso.

Para a orientadora educacional da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, Cleide Maria de Souza, a experiência foi tão produtiva para os alunos do 9º ano, que deve se estender para outras turmas. A diretora da Escola Municipal José Alves Barreto, Cláudia Márcia Souza de Oliveira, ainda destaca: “Nossos alunos ficam encantados com a estrutura física do Porto, adoraram o viveiro de mudas e aprender a identificá-las. A sensação para nossa Escola é que estamos no caminho certo, incentivando e apoiando nossos alunos”.

O concurso, criado com o objetivo de disseminar a conscientização ambiental e a importância da preservação do ecossistema de restinga na região, foi lançado no mês de junho aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de três escolas da região: Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza (Açu), Colégio Estadual Admardo Alves Torres (Grussaí) e Escola Municipal José Alves Barreto (Mato Escuro). Foi apresentado para cerca de 80 estudantes o conceito da restinga, espécies de fauna e flora da vegetação, importância da conservação do ecossistema e processo de criação da RPPN Caruara.

O Coordenador de Meio Ambiente da Porto do Açu, Daniel Nascimento, abriu o evento falando sobre a importância da RPPN Caruara e do ecossistema de restinga para a região. “Além da conservar o ecossistema e a biodiversidade local, a RPPN gera emprego, desenvolvimento e propicia uma efetiva melhora na qualidade de vida das pessoas ao seu entorno”, diz ele.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o viveiro de mudas, desenvolvido pelo Porto, que tem capacidade produtiva de 500 mil mudas por ano e maneja mais de 87 espécies de restinga.







Fonte: Secom