domingo, 8 de setembro de 2019

Exaustão Emocional: consequências de tentar ser forte a maior parte do tempo


A vida nunca foi fácil, mas parece que, ultimamente, as coisas pioraram bastante. Existem mais pessoas, mais lugares, mais histórias tendo que conviver juntas, mas as relações compassadamente se fragilizam. Há mais estresse, mais horas de trabalho e isso tudo acaba exaurindo as energias de qualquer um.

A vida moderna nos obriga a passar grande parte de nosso tempo trabalhando. Sob a ótica vigente, de que quanto mais se consome mais gente se é, torna-se necessário um consumismo desenfreado, para que nos vejam como alguém que existe de fato. Junto com o consumismo, caminha a valorização das aparências, da ostentação de grifes, tanquinhos e dentes brancos. E haja dinheiro para poder lapidar o corpo, à imagem e semelhança do estereótipo midiático da perfeição. Passamos a nos preocupar tanto com o que está lá fora, que acabamos nos esquecendo de ouvir o ritmo de nossa alma, de nosso coração. A busca frenética pelo exterior de contos de fadas nos torna descuidados com os sentimentos, com a essência, com tudo o que realmente vale a pena.

Temos que ser bonitos, magros, felizes e ter um salário pomposo. Temos que engolir o choro, pois fraqueza é feio. Temos que ser fortes o tempo todo, mas isso é impossível, ou seja, sofremos todos. Em silêncio. É preciso, portanto, parar, demorar-se, ouvir o silêncio, pois é assim que conseguimos prestar atenção em nós mesmos. É preciso estar atento aos sinais que nosso corpo manda, às vezes de forma bem discreta, para que o volume das pendências emocionais não cresça e sufoque nossa força, nossas esperanças, nossa fé. 

Quando dois querem, um não larga e o outro não desiste É preciso prestar atenção nas dores do corpo, sim, mas sem negligenciar as dores de nossa alma. A exaustão emocional é mais massacrante do que o cansaço físico, porque, na maioria das vezes, temos vergonha de admitir que não vamos dar conta, que não estamos aguentando, que estamos fracos. Muitas vezes, a gente tem vergonha de chorar. Mas não deveríamos, não poderíamos. Como se vê, é mais fácil repousar um corpo dolorido do que acalmar uma alma exausta.

Os dias podem ser cada vez mais cansativos por conta da rotina e problemas que ocorrem no trabalho, casa e em outros aspectos, e os momentos de descanso mental estão sendo menos aproveitados do que deveria.

Quando somos fortes por muito tempo, temos o perigo de acabar tendo uma exaustão emocional que é a sobrecarga de esforço.

Causas da Exaustão Emocional

O esgotamento emocional pode ser originado pela falta de reciprocidade, pois as pessoas que sofrem disso são aquela que se doam muito pelos outros e se preocupam em dar sempre o melhor de si, mas que não são correspondidas da mesma maneira.

As pessoas que se esforçam muito para dar tudo de si para as relações, trabalhos podem acabar deixando de cuidar de si próprio, e como o recebimento não é na mesma intensidade, pode parecer que a pessoa é mais forte que outras e que pode aguentar tudo.

Sintomas

Falta de motivação
A pessoa que está com exaustão emocional, faz as coisas como se não fossem capazes de elaborar verdadeiramente, não sentem nenhuma alegria no que faz. Elaborando as atividades como se fosse algo obrigatório que se faz o tempo todo e mecanicamente.
Cansaço físico

O dia começa sem motivação nenhuma, a pessoa espera que o dia seja cheio de tarefas exaustivas. Já acorda com a espera de um dia doloroso.

Insônia
Como tem muitas coisas em sua mente, a pessoa com exaustão emocional tem dificuldades em dormir.

Dificuldades para pensar
A pessoa tem um raciocínio mais lento já que se sente mais confusa e mais cansada por conta dos esforços de sempre elaborar as atividades e se dedicar a outras pessoas.
Superando a Exaustão Emocional

Quando você não cuida das emoções, as pressões psicológicas refletem em seu corpo, trazendo dores físicas que podem desencadear doenças mais sérias, como hipertensão arterial, arritmia, gastrite, úlcera, ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Desenvolva sua Inteligência Emocional e autoconhecimento com o Lotus. É necessário conhecer a si mesmo e aprender a lidar com as emoções para ser uma pessoa equilibrada e em paz com você mesmo. Se transforme e aprenda a cuidar de si, e tirar esse tempo que precisa para se cuidar.