quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Aumento dos atendimentos na Casa do Empreendedor em SJB


A Casa do Empreendedor, setor ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, acumula resultados positivos desde sua implantação, em agosto de 2018. O local, que abriga também a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), concentra os serviços para formalização de Microempreendedor Individual (MEI), de abertura, instalação e regularização de empresas, alterações de endereço, de atividades, razão social, extinção e registro de livros, entre outros.

O superintendente de Comércio, Serviço e Empreendedorismo, Osvaldo Barreto, comemora o crescimento gradativo no número de atendimentos. “Tivemos 88 atendimentos na Casa do Empreendedor em junho, 99 em julho e 108 no mês de agosto. Esses números são indicadores de que, cada vez mais, as pessoas estão buscando a formalização dos seus negócios, o que reflete de forma positiva na economia do município”, salientou.

A partir da formalização, os MEIs passam a contar com benefícios como cobertura previdenciária, com contribuição mensal reduzida (5% do salário mínimo); obtenção de CNPJ e possibilidade de emissão de Nota Fiscal; contratação de um funcionário; isenção de taxas para registro da empresa e redução de cargas tributárias; ausência de burocracia e controles muito simplificados e acesso a serviços bancários, inclusive créditos e microcréditos populares.

A Jucerja também contabiliza crescimento, com 78 atendimentos em junho, 110 em julho e 133 no mês de agosto. “Estamos atendendo a todos da melhor maneira possível, fazendo um trabalho personalizado, não só no momento do atendimento, mas orientando em todo processo”, explicou o superintendente, completando que, por meio da formalização, o empresário pode participar de rodadas de negócios com o Porto do Açu, por exemplo, hoje um dos grandes mercados consumidores de serviços do município.

O Micro Empreendedor Individual (MEI) é a Pessoa Física que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI é preciso faturar no máximo até R$ 81 mil por ano e não ser sócio ou titular de outra empresa. Enquadram-se atividades como as de artesãos, costureiras, cabeleireiros, manicures, comerciantes, fotógrafos, mecânicos, eletricistas, pedreiros, dentre outros conforme descritas no portal do empreendedor.

A Casa do Empreendedor está instalada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, na Avenida Rotary (BR-356), nº 783, nas proximidades do Retiro São João Batista. Também funcionam no espaço o Balcão de Oportunidades e o Ministério do Trabalho e Emprego, respectivamente atendendo à população sanjoanense com oportunidades de trabalho e emissão de carteira de trabalho. Mais informações pelos telefones: (22) 2741-8021 / 2741-1420 / 2741-8022.





Fonte: Secom