quinta-feira, 5 de setembro de 2019

São João da Barra no Mapa do Turismo Brasileiro


São João da Barra é um dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A Portaria nº 271 foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 26 de agosto, pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais (PRT). Foram relacionadas e avaliadas 2.694 cidades, de 333 regiões do país.

O novo Mapa está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem, que é uma maneira de comprovar que faz parte do rol dos destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de trabalho e renda.

Para o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Flavio Raposo, a inclusão é fruto do trabalho da atual gestão da prefeita Carla Machado, voltado para o desenvolvimento do setor.

“Essa conquista se deu inicialmente pelo empenho e trabalho do colega Edivaldo Machado, que ocupou a pasta até o final de junho, para que hoje pudéssemos comemorar a inclusão do município no Mapa Turístico e dar continuidade aos investimentos para o desenvolvimento do setor no município”, pontuou Flávio.

Através do Mapa do Turismo foi realizada a categorização dos municípios turísticos, que vão de “A” a “E”. A classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. São João da Barra foi incluído na categorização C.

“Essa indicação se faz pela análise de dados como: número de ocupações formais no setor de hospedagem, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativa do fluxo turístico doméstico e do fluxo turístico internacional. Estamos no caminho certo em busca de avançar cada vez nessa categorização”, explicou o secretário.







Fonte: Secom