segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Doação de Acervos ao Museu Histórico de Campos na 13ª Primavera dos Museus


O Museu Histórico de Campos participa na próxima semana da 13ª Primavera dos Museus. A temporada cultural é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 23 a 29 de setembro. Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficina e exibição de filmes. Em Campos, serão desenvolvidas atividades nos dias 24 e 25.

Na próxima terça-feira (24), a partir das 10h, acontece o lançamento da campanha “Doação de Acervos ao Museu Histórico de Campos dos Goytacazes”. De acordo com a gerente do Museu de Campos, Graziela Escocard, o objetivo da ação é captar diversos acervos que contextualizem com a história da cidade:

- O intuito é captar documentos, fotografias, coleções e mobiliário que representem a história de Campos. Objetos que buscam contextualizar a memória histórica de cidade. Eles podem ser de personagens diversos, lugares e acontecimentos históricos que marcam a trajetória de formação do município – contou.

Graziela ressaltou ainda que desta forma o Museu Histórico de Campos pretende obter novos vestígios que são fontes para pesquisas acerca da história regional, enriquecendo o acervo do Museu, que já conta com coleções significativas.

- A doação é a modalidade mais comum quando se trata de acervos pessoais e instituições. O doador cede ao Museu os objetos considerados acervos, através de um termo de doação padrão. Outra possibilidade é o termo de comodato, no qual fica estabelecido os critérios de cessão, uso, reprodução e prazos de guarda. Quem contribuir a partir desses dois formatos de cessão de acervos, receberá um certificado de colaborador do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes – completou.

O Museu Histórico de Campos orienta que é fundamental que os objetos encaminhados para doação contenham identificação de pessoas, lugares e histórias, pois facilita o trabalho de pesquisa. Todos os itens recebidos passarão por um processo de estudo, avaliação e seleção da equipe técnica da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com apoio de entidades da sociedade civil organizada como o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e do voluntariado para sua validação.

Interessados em participar podem entrar em contato com o Museu – (22) 98175-0616 ou campos.museuhistorico@gmail.com -, informando o desejo de fazer parte da campanha com um pequeno descritivo dos itens que pretende doar, imagens, nome completo e contatos.

Na quarta-feira (25), das 10h até 17h, acontece Visitação - "Por Dentro do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes" - visita ao setor de conservação e pesquisa, com o intuito de revelar o trabalho interno da equipe que compõe o Museu.

O Museu Histórico de Campos funciona de terça-feira à sexta-feira das 10h até 17h e aos sábados, domingos e feriados das 9h até 14h.








Fonte: Supcom