quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Saúde de Campos inaugura mais duas Residências Terapêuticas


A Prefeitura de Campos, através do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou nesta quarta-feira (25), mais duas unidades de Residências Terapêuticas (RT) voltadas para pacientes com histórico de internação psiquiátrica de longa permanência. As unidades, que ficam no mesmo endereço — Rua João Alberto, 65, Jardim Carioca — são dos tipos RT II, com capacidade para 10 moradores, e RT I, que tem 4 pessoas. Antes delas, a rede municipal já possuía duas RTs II. 

— No Programa de Saúde Mental, são desenvolvidas inúmeras atividades com as equipes e o acolhimento é cada vez maior. Com as novas unidades, continuamos incentivando as ações antimanicomiais no nosso município, já que ampliamos, adequamos e humanizamos ainda mais o tratamento — destacou o secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Abdu Neme, que estava acompanhado do vereador Genásio. 

Os atendidos ingressam nas residências terapêuticas como moradores. Segundo a coordenadora das RTs, Valeska Prates, a RT é destinada a pacientes que, geralmente, perderam vínculos sociais e familiares. “Os moradores recebem alimentação nas próprias residências e são inseridos em tratamento psiquiátrico, psicológico, além de atividades de lazer, cultura e esporte, entre outros, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Recebem também atendimento clínico e especialidades diversas pela própria rede municipal de saúde”, disse.

Outros serviços - Diariamente, as RTs dispõem de cuidadores dentro da própria unidade. Através dos Caps, os pacientes também recebem medicamentos gratuitos e participam de atividades que estimulem a autonomia. As outras unidades estão localizadas à Rua Saldanha Marinho, 354 – Centro e na Rua José do Patrocínio, 154 – Centro.







Fonte: Supcom