segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Furacão Dorian destrói Bahamas a caminho da costa da Flórida

Foto: Lou Carroll / Lou Carroll
O furacãoDorian , o segundo mais forte a se formar no Oceano Atlântico, devastou as Bahamas , revirando carros, derrubando o fornecimento de energia, causando grandes enchentes e matando pelo menos uma pessoa. 

A previsão é que o olho da tempestade chegue aos Estados Unidos no final desta segunda-feira ou nas primeiras horas de terça. Mais de um milhão de pessoas foram evacuadas nos estados da Flórida , da Carolina do Sul e da Geórgia . Na tarde desta segunda-feira, ele perdeu um pouco de sua força, sendo rebaixado à categoria 4.

Como uma tempestade de categoria 5, o Dorian afetou as ilhas de Great Abaco e Grand Bahama, no noroeste das Bahamas, destruindo ou danificando mais de 13 mil casas, segundo a Cruz Vermelha. Durante a noite, foram registrados ventos que chegaram a 320 km/h, os mais fortes já registrados na região. Segundo previsões do Centro Nacional para Furacões dos Estados Unidos, as ondas causadas pela tempestade foram maiores que muitos prédios da área.

Uma moradora de Great Abaco postou em sua conta no Facebook um vídeo que mostra uma rodovia alagada, ventos fortes e grandes danos aos apartamentos. Segundo a mulher, o telhado do prédio onde mora foi destruído.

— Por favor, reze por nós. Estamos presos aqui. Meu bebê tem apenas quatro meses — disse a mulher.

Às seis da manhã, horário de Brasília, o furacão ainda estava sob a ilha Grand Bahama, movendo-se lentamente, a cerca de 1,6 km/h — baixa velocidade que ajuda a acentuar a destruição. Ele está a cerca de 200 quilômetros da costa da Flórida, onde as ondas fortes e ventos já começaram.






Fonte:  O Globo