domingo, 29 de setembro de 2019

Estudantes de São João da Barra participaram Olimpíada Brasileira de Matemática


Estudantes de São João da Barra participaram na tarde deste sábado, 28, no Colégio Estadual Alberto Torres, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Só da rede municipal de ensino foram 110 alunos classificados na primeira etapa, realizada em maio. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro.

A Obmep é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recebe recursos dos ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em São João da Barra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) incentiva a participação dos alunos com o projeto Obmep na Escola, oferecendo aulas no contraturno em sete pólos. Os que se destacam e são premiados recebem bolsa de iniciação científica.

O desafio tem ajudado estudantes como Lorrayne da Silva Ribeiro, 13 anos, aluna do 8º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, na sede do município. Ela foi medalhista de ouro no ano passado na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (Omerj) e ganhou menção honrosa na Obmep. Este ano está ainda mais otimista. “No ano passado a prova foi mais difícil e deixei até uma questão sem responder, mas este ano gostei mais, estudei muito mais e minha dedicação é para conquistar o objetivo da medalha de ouro”, disse Lorrayne, que ainda não se decidiu se no futuro vai se dedicar à matemática ou à dança. 

O professor Márcio Porfirio, coordenador de Matemática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, acompanhou toda a etapa deste sábado no Colégio Alberto Torres. “A participação na Obmep é mais um pilar do trabalho que a Semec vem realizando no sentido de proporcionar aos alunos da rede uma educação de qualidade e oportunidades reais de aprendizagem significativa”.

Também esteve ao lado dos estudantes a professora da rede municipal Josie Pinheiro de Vasconcellos, da Escola Manoel Ducas de Brito, de Caetá. Cinco dos seus alunos, do 7º e 9º ano, participaram da segunda etapa. Ela destaca a importância da Obmep na criação de um ambiente diferente e motivador na escola, fazendo com que o estudante entre em contato com questões desafiadoras. “Além de estimular o estudo da matemática, a Obmep busca identificar talentos na área e ao longo de suas edições deu oportunidades a diversos alunos de intensificarem seus estudos em matemática, com bolsa da CNPq e programas de iniciação científica, além de medalhas e menções honrosas”.







Fonte: Secom