quarta-feira, 6 de julho de 2016

Dicas práticas para melhorar a sua qualidade de vida através de uma boa alimentação


Informação nunca é demais, portanto ofereço mais dicas espertas e práticas para melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida. Comece a mudar seus hábitos hoje e sinta a diferença!

1. Evite pães em geral: além de hiperglicêmicos e serem vazios nutricionalmente, ainda sabemos que existem padarias que usam um composto cancerígeno para deixar o pão mais crocante e mais aerado. Realmente os pães ficam mais gostosos, mas o Brometo de Potássio utilizado é um causador de câncer, proibido na Europa, nos Estados Unidos e inclusive no Brasil. Infelizmente a nossa fiscalização é bem precária e acaba facilitando que a substância ainda seja usada, portanto todo o cuidado é pouco, uma vez que muitos comem diariamente.

2. Evite molhos prontos e temperos preparados prontos que se utilizem de Glutamato Monossódico em sua fórmula. Infelizmente, quase todos disponíveis no mercado utilizam esta substância. O Glutamato é nocivo, especialmente ao sistema nervoso central. A desculpa da indústria é sempre a mesma, defendem que a quantidade colocada nos alimentos não seria suficiente para gerar doenças, mas, quem utiliza estes alimentos prontos certamente não vai ingerir apenas uma porção. Durante uma vida toda, pode-se ingerir muitas vezes este veneno. Pois então, você acredita que a dose pequena, multiplicada por mil, não seria maléfica? Claro que sim, mas isto não é considerado um problema do fabricante. Não se iluda, os fabricantes não estão preocupados com a saúde do consumidores, o objetivo deles é pura e simplesmente ganhar dinheiro, o que considero justo empresarialmente.

3. Troque o açúcar e os adoçantes artificiais por Stevia pura, Taumatina, Xylitol ou D-Ribose. Estas substâncias não são apontadas como causadoras de doenças como o Aspartame, o açúcar e a sucralose são.

4. A diferença entre o açúcar normal e o orgânico, são apenas os agrotóxicos. O principal problema do açúcar é a sua composição e o poderoso efeito de glicação no sangue, e nesta hora, ambos são iguais, o orgânico também causa o mesmo efeito, portanto, pouca diferença faz se é orgânico ou não.

5. Troque todos os óleos pelo óleo de côco extra virgem, e caso deseje variar, prefira Assite de Oliva e inclusive a banha de porco do que os óleos hidrogenados. Soja, milho, girassol, canola e companhia acabam aumentando a quantidade de Ômega 6 no corpo. Esta substância, quando além dos níveis suportáveis, gera o aumento da inflamação crônica e o desequilíbrio dos ácidos graxos. Mero engano achar que são livres de gorduras trans. Seriam livres se os consumíssemos logo após a sua fabricação, e se não fossem levados ao fogão. Todos estes óleos, quando esquentados, viram trans, capazes de provocar todos os problemas associados à ingestão de gorduras trans.

6. Ainda sobre gorduras trans: você acha que aqueles biscoitos gostosos são mesmo livres de gorduras trans? O que aconteceu com a maioria é que, ao invés de excluir a gordura ruim, os fabricantes simplesmente diminuíram os tamanhos dos snacks. Não se engane, a quantidade existente em cada pedaço, agora, não é suficiente para que sejam considerados como possuidores de gorduras trans, mas apenas por uma convenção, na verdade em grandes quantidades, que é como são ingeridos, apresentam sim quantidades significativas no final das contas.

7. Busque encontrar o seu equilíbrio, sempre acertando mais do que errando. Se é possível praticar esta política quando se trata de estudos ou trabalho, por que motivo deveríamos nos permitir errar à vontade nos aspectos pessoais e de saúde? Devemos seguir uma vida saudável dentro deste conceito, quatro dias de acerto, durante uma semana significa acertar mais do que errar. Um passo de cada vez.

8. Escreva todas as noites, antes de dormir, uma lista com cinco metas que você prioriza realizar no dia seguinte. Cuide para que, ao menos uma destas metas seja algo relacionado à sua saúde. Carregue este papel junto com você, de preferência junto com algum objeto que você terá contato visual muitas vezes ao dia, como bolsa, carteira, etc.

9. Não esqueça de orar, pedir a Deus ou a qualquer que seja a força superior na qual você acredite. Ter o apoio de familiares e amigos é muito importante, mas ter fé espiritual é imensamente forte e acalentador.

10. Infelizmente, nem todos os que o rodeiam estão preparados para mudar suas atitudes ou aceitar que você está mudando. A mudança causa uma repulsa natural, um sentimento de repúdio, de auto defesa, e talvez você até experimente uma tentativa de autosabotagem, consciente ou inconsciente, nos outros. É muito comum que lhe digam que está ficando louco, que não é necessário mudar, e todas aquelas coisas. Tente mudar seus hábitos e seguir firm sem deslizes por alguns meses, uns três meses. Depois deste tempo, você pode parar e refletir sobre o que aconteceu na sua vida, as mudanças e pode então escolher se é este o caminho que quer seguir ou não.








Fonte: Dr. Victor Sorretino