quarta-feira, 25 de junho de 2014

SAÚDE INVESTIGA MORTE DE CRIANÇA DE QUATRO ANOS NO HFM

(Foto: Isaías Fernandes/ O Diário)
A Secretaria Municipal de Saúde está investigando a causa da morte de uma menina de 4 anos, que faleceu na manhã de terça-feira (24) no Hospital Ferreira Machado (HFM). Segundo a secretaria de Saúde, Manuelly de Souza Casimiro deu entrada no HFM às 6h10m, em estado gravíssimo, e foi a óbito cerca de 1h depois.

Como a causa da morte não foi determinada, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que funciona no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA). A família suspeita de meningite. 

Manuelly, que era moradora do Jóquei Clube, será sepultada no início da tarde desta quarta-feira (25) no cemitério do Caju. O velório está sendo na Segunda Igreja Batista do Jóquei, com o caixão lacrado. Ela estudava na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei. 

Investigação

O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, disse que exames iniciais não confirmam meningite. "Ainda assim, a secretaria vai enviar as amostras de sangue para o Lacen e tecidos do corpo para a Fiocruz, ainda esta semana, para análise. Estamos investigando todas as possibilidades para o caso e seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde", disse.

Por precaução, segundo Charbell, a secretaria se antecipou e vai realizar a profilaxia, bloqueio epidemiológico por meio de antibióticos, na escola onde Manuelly estudava. O procedimento será feito amanhã (27), após reunião com os funcionários e pais de alunos, que acontecerá a partir das 10h. Ontem, a Direção de Vigilância em Saúde orientou familiares da menor, que também receberão o antibiótico.

A Secretaria de Saúde solicitou à unidade escolar lista com nomes das crianças e dos funcionários, com idade de cada um, para proceder a profilaxia. As aulas continuam normalmente e não há necessidade de interrupção, de acordo com Charbell.



Fonte: O Diário