quarta-feira, 18 de junho de 2014

MERCADO MUNICIPAL DE VOLTA À MESA DO COPPAM


O Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam) voltou a se reunir, na manhã desta quarta-feira (18), para discutir as intervenções que deverão ser feitas no Mercado Municipal. Contando, desta vez, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Wainer Teixeira, o encontro teve, ainda, a participação de representantes da secretaria municipal de Defesa Civil, da Procuradoria Geral do Município, da secretaria de Obras, da Associação de Imprensa Campista (AIC) e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, entre outros, que foram recebidos na sede da Superintendência de Patrimônio Histórico.


Wainer abriu as falas, relatando o lento processo de negociação para retirada dos permissionários do Shopping Popular Michel Haddad para o espaço provisório montado no Parque Alberto Sampaio. “Um total de 390 permissionários foram transferidos, aos quais se juntaram mais 123”.

(Foto: Genilson Pessanha)
Detalhes do projeto de reforma — que, embora ainda seja “inicial e não executivo”, segundo Carlos Teller, coordenador de projetos da Projetos e Consultorias de Engenharia Ltda (PCE), empresa que gerencia ações da secretaria de Obras, já foi licitado e recebeu ordem de serviço — voltaram a ser questionados, como o retorno dos camelôs à rua Barão de Amazonas e a cobertura em forma de onda que deverá substituir a atual, metálica.

(Fotos: Ralph Braz)
Segundo o subsecretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, César Romero, porém poucas mudanças no projeto deverão ser feitas. “A intenção é melhorar para quem usa o Mercado e quem trabalha nele. Dá para preservar as árvores? O prédio vai aparecer? Agora, não. Isso tem que ser pensado e orçado no futuro, para que todos tenhamos o Mercado que queremos”.  Serão realizadas três intervenções distintas no local: a reforma do Shopping Popular Michel Haddad, que já está em andamento; a reforma de toda a feira livre e a recuperação do prédio histórico, que é um patrimônio tombado pelo Coppam.


De acordo com o presidente do Coppam e superintendente de Patrimônio Histórico, Orávio de Campos, as reuniões de discussão sobre a revitalização do Mercado Municipal têm sido um debate comunitário, onde a sociedade civil está chegando para debater uma questão que é importante para toda a sociedade.



Fonte: Secom/ Folha da Manhã