quinta-feira, 26 de junho de 2014

TRABALHADORES DA ACCIONA DENUNCIAM FALTA DE CONDIÇÕES DIGNASDE MORADIA EM GRUSSAÍ

(Foto: Ralph Braz)
A empresa Acciona Infraestructuras – que presta serviços para o Complexo Portuário do Açu - voltou a ser alvo de denúncias dos trabalhadores. E a exemplo do que aconteceu em 2012, as irregularidades denunciadas por alguns trabalhadores junto, inclusive, ao Ministério Público do Trabalho (MPT) são as péssimas condições de moradia que a empresa oferece aos funcionários.

De acordo com um trabalhador - que com medo de ser mandado embora não quer ser identificado - após a descoberta em 2012 do alojamento precário, batizado de Carandiru, a empresa se comprometeu a melhorar as instalações dos colaboradores que iriam permanecer em São João da Barra para prestar serviços ao porto. Isso de fato aconteceu. Contudo, a realidade digna permaneceu por pouco tempo. “Algumas pessoas foram mandadas embora, outras não. As que ficaram tiveram poucos meses de condições dignas. Hoje, na hora da contratação ou recontratação, eles já avisam que alimentação e moradia serão por nossa conta, porque sabem que precisamos levantar dinheiro para voltar para o Nordeste”, afirmou.

Sem saída, os funcionários são obrigados a se submeter a este tipo de situação. Segundo os denunciantes, uma única casa com dois quartos e um banheiro chega a abrigar até treze homens, com alimentação inadequada e sem a mínima condição de higiene.

Outro trabalhador – que está hospedado em uma pousada em Grussaí – diz que o local, além de não ter ventilação, abriga um número excessivo de operários, às vezes até treze para um quarto de pousada. “Sofremos com a falta de ventilação, com gente dormindo no chão, tendo que se virar para comer. Já denunciamos todas as humilhações que estamos passando ao MPT e ao Sindicato dos Trabalhadores. Tomara que os dois órgãos tomem alguma providência logo, porque cada dia aqui parece uma eternidade”, desabafou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e Construção Civil de Campos, José Carlos Eulálio, o sindicato tem conhecimento dessas denúncias e todas as providências previstas em lei, inclusive feitas junto ao MPT já foram tomadas. “Infelizmente, não temos o poder de punir. Isso só quem pode fazer é o MPT. Acredito que este problema esteja demorando a se resolver por causa da troca de gerente regional do órgão aqui em Campos. A burocracia atrapalha muito também”, afirmou.

Quanto ao fato de as empresas estarem deixando a moradia e a alimentação por conta dos trabalhadores, Eulálio afirma: “Isso é totalmente ilegal. Há uma convenção que as empresas devem ou deveriam cumprir. Um trabalhador vindo do Nordeste, por exemplo, não pode ter essas responsabilidades. Isso é de competência das empresas”, acrescentou.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato, por telefone, com a assessoria de imprensa da Acciona Infraestructuras sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão da empresa para este fato.


Fonte: Terceira Via