quinta-feira, 19 de junho de 2014

CORPUS CHRISTI, TRADIÇÃO E FESTA A JESUS EUCARISTIA

(Foto: João Pimentel)
Com o coração ardendo em chamas e desejosos de participar deste momento místico da Igreja, as mais variadas juventudes, pastorais e movimentos, nas mais variadas paróquias e dioceses, se preparam para a celebração do Corpo e Sangue de Cristo.

Segundo o site da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a celebração é feita “em todo o mundo desde 1264. Os fiéis são convidados a participar desse cortejo religioso que homenageia o “Corpo de Cristo”, a Eucaristia. A instituição da Eucaristia é comemorada na Quinta-feira Santa, mas dentro do contexto da Quaresma, não era possível fazer uma festividade. Por conta disso, a celebração de “Corpus Christi” que já acontecia na Diocese de Liège (Bélgica) no século XIII, foi levada a toda Igreja católica pelo Papa Urbano IV.

Olhar para Cristo Eucarístico é perceber o quão grande é o amor de um Deus que se deixa aproximar de todo filho teu. A Eucaristia para nós católicos é o suprassumo do amor, onde Deus se faz pequeno na hóstia consagrada e se deixa ser sustento físico e espiritual para todo aquele que se alimenta do banquete nupcial com o cordeiro.

A celebração do Corpo de Cristo é sem dúvida uma das tradições mais importante para a Igreja contemporânea. Os fiéis reunidos em torno das comunidades paroquiais enfeitam o chão das ruas por onde a procissão passará. Esse enfeite é para, de uma forma lúdica e bela, preparar o caminho para passar o sacerdote que transladará com o Corpo e Sangue de Cristo suspenso pelo ostensório.

A tradição dos ‘tapetes de Corpus Christi’ movimenta inúmeras cidades que carregam a tradição de adornar as ruas para que através dos tapetes no chão os cristãos possam glorificar da melhor forma o Deus que se faz carne através da substância do pão.


Fonte: Jornal do Brasil