domingo, 29 de junho de 2014

MORRE O EX-PREFEITO DE SJB, DODOZINHO


Morreu neste domingo (29) o ex-prefeito de São João da Barra Genecy Mendonça, “Dodozinho”.

Dodozinho nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia no 5º distrito de São João da Barra. Membro de uma família humilde – com 11 irmãos – começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados.

A ex-prefeita Carla Machado, que teve em seu mandato Dodozinho como Vice, lamentou o ocorrido.

“29 de junho, Neste dia em que se celebra São Pedro, dia que ganhei o maior presente da minha vida que foi o meu filho Pedro, o meu grande amigo DODOZINHO que eu tinha como PAI, IRMÃO, FILHO nos deu ADEUS!!! O Padre hoje em sua homilia falou da confiança que Jesus tinha em Pedro, tanto é que este detinha as chaves do céu… Tenho certeza de que DODOZINHO hoje, com a permissão dada por Deus e tendo sido seguidor dos Ensinamentos mais importantes do Pai, ele já se encontra nos braços de d’Este. Sua morada eterna ele foi construindo ao longo de sua jornada e a edificou sobre pedras. O que me resta é agradecer a ele por todas as coisas… A saudade já é eterna DODÔ… Te amamos!!!”.

(Foto: Reprodução /Arquivo pessoal)
O Prefeito José Amaro Martins, o Neco, decretou luto de três dias no município.

Na última terça-feira (24), Dodozinho recebeu sua última homenagem em vida. Os vereadores da Câmara de São João da Barra o agraciaram com a Medalha do Mérito Barão de Barcelos. É maior comenda dedicada pela Câmara de Vereadores a personalidades que dedicaram suas vidas ao município. A Sessão solene aconteceu no Clube da Terceira Idade.

Dodozinho nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia no 5º distrito de São João da Barra. Membro de uma família humilde – com 11 irmãos – começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados.

VIDA PÚBLICA
Estreou como vice-prefeito de 1971 a 1972. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012. Dodozinho, que atualmente ocupa o cargo de subsecretário de Obras, guarda com carinho alguns de seus feitos como prefeito.

“Construí escolas, fiz a passarela e a ponte de Grussaí, a iluminação de todo o 5º distrito, fiz a rodoviária de São João da Barra e a abertura da avenida litorânea de Atafona a Grussaí”, recorda.

Ex-prefeito de SJB, Betinho Dauaire falou sobre Dodozinho 

Quero neste momento expressar minhas condolências a toda família do nosso saudoso prefeito Genecy Mendonça. Dodozinho amigo e companheiro político do meu pai Alberto Dauaire, além de ter sido prefeito duas vezes de São João da Barra, me concedeu a honra de ser meu vice prefeito no meu primeiro mandato de prefeito. Meus sentimentos a toda família.

PREFEITO NECO
São João da Barra perdeu na tarde deste domingo uma das maiores referências da história do município. A morte de Dodozinho Mendonça nos deixa com um sentimento profundo de pesar e também com a certeza que a sua brilhante e rica vida pública o fez conquistar o respeito, a admiração, o prestígio e o carinho dos sanjoanenses.

Todo o desenvolvimento do nosso município, especialmente do 5º distrito, tem o toque do nosso amigo Dodozinho. Hoje, São João da Barra não perdeu apenas um grande político, um grande líder, mas um grande homem.

A morte de Dodozinho é um momento de dor e de reverência. Dor pela ausência que ele fará para todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo, que puderam compartilhar da sua sabedoria e capacidade de pensar. Reverência pela serenidade como viveu a vida. Um homem respeitado e que fez história em São João da Barra, deixando uma linda história de muito trabalho, dedicação e amor ao nosso município.

Exemplo de retidão, de humildade, de bom humor na luta pela vida, de espírito de liderança, de vontade de vencer, de solidez moral. Enfim, um guerreiro incansável. Aos familiares e amigos, deixo as minhas condolências e homenagens a este grande homem. Estendo meus pêsames à toda família e oro para que superem este momento difícil.

VELÓRIO e SEPULTAMENTO
O corpo chegará ainda na noite deste domingo ao Ginásio Municipal de Esportes onde será velado. O horário e o local do sepultamento ainda não foram informados.


O sepultamento será às 15 horas no cemitério do Caju em Campos dos Goytacazes.


Fonte: Portal OZK/ Blog Na Curva do Rio