sexta-feira, 27 de junho de 2014

INSTITUTO HISTÓRICO DE CAMPOS VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA OBRAS NO MERCADO

(Fotos: Ralph Braz)
Após o Observatório social e a Associação de imprensa campista se manifestarem contrariamente às obras do mercado e do seu entorno, mais uma instituição, o Instituto histórico e geográfico de Campos, se manifestou no mesmo sentido, e foi além. O IHGCG apresentou representação perante o Ministério Público Estadual, requerendo, dentro outros, sejam tomadas medidas no sentido de impedir que o Shopping popular e a feira livre do mercado permaneçam no seu entorno, impedindo sua visualização.


De acordo com um dos objetivos do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, que é o da preservação do patrimônio histórico da cidade e, atendendo também ao clamor popular, que deseja a restauração do Mercado Municipal, cuja edificação é uma obra pública quase centenária (93 anos), tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico do Município(COPPAM), e que portanto deve ser preservada, o Instituto em 24 de junho de 2014, encaminhou um ofício ao Ministério Público, recomendando que:

1) O Shopping Popular Michel Haddad, que teve um crescimento considerável e desordenado nos últimos anos, deve portanto, pelo bem de seu próprio crescimento e preservação da volumetria do Mercado Municipal, ser remanejado para local mais adequado ao exercício dessa atividade.

2) Considerando o contexto histórico da criação do Mercado Municipal e os seu três remanejamentos anteriores, justificados por INADEQUAÇÃO URBANÍSTICA, recomendamos que a Feira Livre também seja remanejada.

3) O Instituto também recomenda que a Praça Azeredo Coutinho, tombada pelo COPPAM em 13 de Setembro de 2013, seja restaurada, com preservação da arborização original, rara nos espaços públicos deste município.

 


Trata-se de importante medida do Instituto histórico. Espera-se que o MP acolha a representação e atue de forma proativa nesse caso, a fim de garantir a preservação do mercado municipal.



Abaixo segue o inteiro teor da representação, bastando clicar nas imagens para visualizá-las com maior facilidade.




Fonte: Blog do Zé Bastos/ blog IHGCG