quarta-feira, 18 de junho de 2014

ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA VÃO CONFECCIONAR TAPETES DE CORPUS CHRISTI


Estudantes de várias escolas da rede municipal de ensino de Campos vão confeccionar, na manhã desta quinta-feira (19), tapetes para a celebração de Corpus Christi. A confecção das produções artísticas está marcada para começar às 7h30.

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) também confeccionarão os tapetes junto aos estudantes. As imagens dos tapetes já foram ampliadas, pela Smece, para superfícies-moldes, protótipos sobre os quais, nas ruas, os tapetes serão montados. No total, serão 14 tapetes vinculados à rede municipal de ensino. 

A novidade é que, neste ano, os tapetes serão feitos com materiais sustentáveis, como borra de café, pó de serra e tampinhas de embalagens de refrigerantes. A festa desta quinta-feira lançará na cidade o 1º Circuito Sustentável de Tapetes de Corpus Christi.

- Agora só será utilizado material sustentável para a produção dos tapetes. É uma questão de responsabilidade ecológica. Se a Igreja fala de responsabilidade, de fé, como não falar de responsabilidade ecológica? - disse o gerente de Ensino Religioso da Smece, Carlos Magno Amâncio.

As produções estamparão logotipos de escolas e de setores da Smece, além de imagens de personalidades ligadas à tradição cristã, como o padre José de Anchieta e São Francisco de Assis.

Os tapetes da rede municipal de ensino estarão no trecho de rua compreendido entre a Casa e Vídeo e a antiga Praça do Canhão. Corpus Christi é uma festa católica que celebra o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Nesta quinta-feira, após a produção dos tapetes, será realizada a Oração da Paz, com a participação de todas as pessoas presentes no evento. Na parte da tarde, haverá a procissão tradicional e uma missa campal.


Fonte: Secom