terça-feira, 18 de março de 2014

POR FALTA DE SEGURANÇA, MORADORES DA MARGEM DA LINHA FECHAM BR-101

(Arquivo/ Foto: Ralph Braz)
E mais uma vez moradores da comunidade da Margem da Linha, na Tapera, fecharam, no final da tarde desta segunda-feira (17/03) a BR-101, em Campos, como forma de protesto. A população está insatisfeita com a transferência de moradias para o distrito de Ururaí e se recusa sair do local. Eles também alegam que se forem deslocados para o distrito, podem sofrer represálias por parte dos residentes de lá, por causa da rivalidade entre facções naquelas regiões.

“Eles estão nos ameaçando. Temos medo de que aconteça alguma coisa com a nossa família, meu pai é doente, tenho marido e dois filhos”, disse a auxiliar de serviços gerais, Alessandra Nascimento.

Moradores apontam que em Ururaí predomina o domínio da facção Terceiro Comando Puro (TCP) e na Tapera seria a Amigos dos Amigos (ADA).

Segundo os manifestantes, representantes da Secretaria de Família e Assistência Social não avisam sobre o dia e horário que vão estar na comunidade. Outra reclamação da população é que em Ururaí não teria posto médico e as escolas seriam distantes do local onde iriam morar.

Os manifestantes fecharam a BR-101, na altura do Km 70 e atearam fogo em pneus, galhos e entulho. O trânsito ficou completamente parado nos dois sentidos da rodovia. Passageiros que seguiam de ônibus para Ururaí, desceram do coletivo e seguiram para casa a pé. O trânsito foi liberado às 19h, duas horas depois, após diálogo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militares e Corpo de Bombeiros Militar. 


Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos que emitiu uma nota:

A Prefeitura de Campos desenvolve o programa habitacional Morar Feliz para beneficiar moradores de áreas de risco, assegurando moradias a famílias social e economicamente vulneráveis, que não têm condições financeiras de adquirir uma casa própria. O programa segue critérios socioeconômicos.

A prefeitura está construindo mais de mil casas no Conjunto Habitacional de Ururaí para beneficiar famílias próximas que, ainda, vivem em situação de risco. O distrito possui escolas, creches e uma Unidade Pré-Hospitalar, que passará por ampla reforma, e fica ao lado da Tapera, onde a prefeitura também está realizando investimentos.

“Acho estranha a manifestação porque trata-se de um programa que já beneficiou 5.426 famílias de áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade social e está com a segunda etapa em construção e que vai beneficiar mais de quatro mil famílias, totalizando 10 mil”, afirma o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio.


Fonte: URURAU