domingo, 23 de março de 2014

CULTURA DE SJB RECEBE DOAÇÕES DE MOEDAS ANTIGAS

(Divulgação Ascom/ foto: ANI)

Moedas antigas, muitas ainda do tempo do Brasil Império e do início do Brasil República passam a fazer parte do acervo do Departamento de Cultura de São João da Barra. O material, doado na última quinta-feira, 20, pela colecionadora Maria Auxiliadora Dutra Abreu, encontra-se na casa de Câmara e Cadeia João Oscar Pinto do Amaral acessível à população.

Agora pertencente ao município, a coleção veio de uma herança familiar, sendo iniciada por João Dutra Pinto, avô de Maria Auxiliadora. Engenheira Civil aposentada, ela é campista de nascimento, com familiares em São João da Barra.

– Sou sanjoanense de coração e escolhi doar a coleção para o município por ser uma admiradora da história e da cultura desse lugar. É importante que essas moedas estejam em exposição, pois contam um pouco da história do Brasil – explica Maria Auxiliadora, que esteve em São João da Barra para a entrega o acervo.

Em uma viagem pelo tempo, é possível identificar nas moedas algumas personalidades brasileiras. Entre elas, Oswaldo Cruz, Almirante Tamandaré, Padre José de Anchieta, Getúlio Vargas e Carlos Gomes.

A coordenadora da Casa de Câmara e Cadeia, Perila Rodrigues, faz um convite à população para conhecer a coleção. “É um material de grande importância histórica e que merece ser visitado pelos moradores de São João da Barra e por quem visita nosso município”.



Fonte: Ascom