segunda-feira, 24 de março de 2014

ALCKMIN ENVIA RECADO PARA CABRAL: " O RIO É DOS PAULISTAS"

(Foto: Ralph Braz)
A polêmica em torno da utilização de águas do Rio Paraíba do Sul para garantir o abastecimento na região metropolitana de São Paulo é uma “questão de informação”, segundo disse o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), nesta segunda-feira.

Segundo ele, a água não será retirada diretamente do Rio Paraíba do Sul e, por isso, não prejudicará a distribuição de água no Rio de Janeiro. Será feita uma ligação de um afluente do Paraíba, o Rio Jaguari, a uma represa do sistema Cantareira, diz Alckmin.

Ao longo dos últimos dias, prefeitos de cidades do Vale do Paraíba e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), reclamaram que a medida pode provocar no abastecimento de água em suas regiões. Ao ser perguntado por que, na sua opinião, Cabral estava reclamando, o governador paulista respondeu:

- Acredito que é uma questão de informação. Havia um projeto, na década de 1950, lá atrás, que previa a transposição de água do Rio Paraíba, como o Rio faz. A água não voltava para o rio. Agora, não é isso. É uma interligação de dois reservatórios, algo que o mundo inteiro faz - disse Alckmin, durante evento na União Geral dos Trabalhadores (UGT), na manhã desta segunda-feira (24).

A interligação envolveria as represas Jaguari e Atibainha. Quando o sistema Cantareira tiver excesso de água, o que aconteceu entre 2010 e 2012, a água excedente ficará armazenada no reservatório Jaguari. Quando houver escassez, o que se repetiu três vezes nos últimos dez anos, o sistema distribuidor receberia água do Jaguari, que é afluente do Paraíba do Sul.

Alckmin disse acreditar que pode lançar a licitação para os serviços em quatro meses, caso consiga todas as licenças necessárias. Embora diga que a intervenção envolve apenas rios estaduais, o governador lembrou que pediu aval da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel).
 
(Rio Paraíba do Sul em SJB)

Recado a Cabral

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, Alckmin mandou um recado para o governador do Rio:

— Quero lembrar ao governador Sérgio Cabral que o rio Jaguari pertence ao Vale do Paraíba, aos paulistas, assim como a baía de Guanabara é dos cariocas — disse ele.

Na sexta-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, insistiu que não permitirá que seja retirada água do Rio Paraíba do Sul para abastecer São Paulo caso a operação prejudique o abastecimento da população fluminense. Após reunião de duas horas com a presidente Dilma Rousseff para discutir os ataques de bandidos às comunidades pacificadas do Rio, Cabral disse que conversou com o governador Alckmin, que é amigo dele, mas que esta é uma discussão técnica.




Fonte: O Globo/ Folha de São Paulo