Mostrando postagens com marcador Sergio Cabral. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sergio Cabral. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 24 de março de 2014

ALCKMIN ENVIA RECADO PARA CABRAL: " O RIO É DOS PAULISTAS"

(Foto: Ralph Braz)
A polêmica em torno da utilização de águas do Rio Paraíba do Sul para garantir o abastecimento na região metropolitana de São Paulo é uma “questão de informação”, segundo disse o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), nesta segunda-feira.

Segundo ele, a água não será retirada diretamente do Rio Paraíba do Sul e, por isso, não prejudicará a distribuição de água no Rio de Janeiro. Será feita uma ligação de um afluente do Paraíba, o Rio Jaguari, a uma represa do sistema Cantareira, diz Alckmin.

Ao longo dos últimos dias, prefeitos de cidades do Vale do Paraíba e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), reclamaram que a medida pode provocar no abastecimento de água em suas regiões. Ao ser perguntado por que, na sua opinião, Cabral estava reclamando, o governador paulista respondeu:

- Acredito que é uma questão de informação. Havia um projeto, na década de 1950, lá atrás, que previa a transposição de água do Rio Paraíba, como o Rio faz. A água não voltava para o rio. Agora, não é isso. É uma interligação de dois reservatórios, algo que o mundo inteiro faz - disse Alckmin, durante evento na União Geral dos Trabalhadores (UGT), na manhã desta segunda-feira (24).

A interligação envolveria as represas Jaguari e Atibainha. Quando o sistema Cantareira tiver excesso de água, o que aconteceu entre 2010 e 2012, a água excedente ficará armazenada no reservatório Jaguari. Quando houver escassez, o que se repetiu três vezes nos últimos dez anos, o sistema distribuidor receberia água do Jaguari, que é afluente do Paraíba do Sul.

Alckmin disse acreditar que pode lançar a licitação para os serviços em quatro meses, caso consiga todas as licenças necessárias. Embora diga que a intervenção envolve apenas rios estaduais, o governador lembrou que pediu aval da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel).
 
(Rio Paraíba do Sul em SJB)

Recado a Cabral

Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, Alckmin mandou um recado para o governador do Rio:

— Quero lembrar ao governador Sérgio Cabral que o rio Jaguari pertence ao Vale do Paraíba, aos paulistas, assim como a baía de Guanabara é dos cariocas — disse ele.

Na sexta-feira, o governador do Rio, Sérgio Cabral, insistiu que não permitirá que seja retirada água do Rio Paraíba do Sul para abastecer São Paulo caso a operação prejudique o abastecimento da população fluminense. Após reunião de duas horas com a presidente Dilma Rousseff para discutir os ataques de bandidos às comunidades pacificadas do Rio, Cabral disse que conversou com o governador Alckmin, que é amigo dele, mas que esta é uma discussão técnica.




Fonte: O Globo/ Folha de São Paulo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OBRAS DA PONTE JOÃO FIGUEIREDO É EMBARGADA

(Foto: Ururau/ ANI)

A obra da Ponte João Figueiredo, que deverá ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, foi embargada pela justiça nesta terça-feira (29/110). A obra chegou a ter o contrato de realização publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (24/10) e os canteiros de obras iniciados.

De acordo com informações preliminares do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o motivo seria que uma das empresas que concorreram à licitação teriam reclamado à falta de documentação do Consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Imbeg, Imbé Engenharia Ltda. e a Premag, Sistema de Construções Ltda.

As empresas teriam, a princípio, um ano para realização e conclusão da obra, orçada em R$ 137 milhões. A construção é um sonho antigo tanto dos moradores de São João da Barra quanto de São Francisco de Itabapoana, cidades que passarão a estar interligadas.

Em nota a assessoria do DER informou que “uma empresa do Rio Grande do Norte que concorreu à licitação, em que saiu vencedor o Consórcio Ponte Paraíba do Sul (Premag e Imbeg), entrou na Justiça questionando o resultado. O Poder Judiciário concedeu liminar à empresa embargando a obra.

De acordo com informações da Secretaria de Fazenda de São João da Barra, Ranulfo Vidigal, nesta quarta-feira (30/10) a Procuradoria do Estado vai tentar derrubar essa liminar. Com isso foi cancelada a visita que o governador Sérgio Cabral faria a São João da Barra nesta quinta-feira (31/10) para lançamento das obras. A previsão da secretaria é de que tudo esteja resolvido na primeira semana de novembro.”


Fonte: Ururau

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CABRAL É INVESTIGADO PELO MPs FEDERAL, ESTADUAL E ALERJ



O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) entrou com denúncias contra o governador Sérgio Cabral nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além do pedido de impeachment protocolado na Assembleia Legislativa (Alerj) na última terça-feira (20/08), todos baseados na mesma questão: o favorecimento do escritório da mulher de Cabral, Adriana Ancelmo. O Ministério Público Federal deve investigar se o governador cometeu crime ao usar o cargo, e o Ministério Público Estadual tem que analisar a incidência de improbidade administrativa.

Freixo ressalta as acusações de favorecimento do escritório de advocacia da primeira-dama, publicadas pela revista Veja no último final de semana. Antes de Sérgio Cabral assumir o cargo, as empresas ligadas ao governo do estado do Rio de Janeiro respondiam por 2% da receita do Coelho&Ancelmo Advogados. A partir de 2007, no início do primeiro mandato de Cabral, a participação dessas empresas na receita pulou para 60%.

"São três pedidos, mas a denúncia é a mesma. Houve um crescimento enorme deempresas que tinham alguma relação com o governo sendo atendidas pelo escritório da primeira-dama, as que têm concessão, caso do Metrô e da Supervia, e empresas com relações comerciais, que ganharam dispensa de licitação do governo do estado. Por queessas empresas todas escolheram o escritório durante o governo de Sérgio Cabral e não antes? É evidente que isso tem que ser investigado. Se o Ministério Público Federal, Estadual e a Assembleia Legislativa não acatarem as denúncias, terão que justificar sua decisão. Essas denúncias são muito graves", declarou Marcelo Freixo.

Como a família é uma unidade econômica, ele ressalta, se houve favorecimento do escritório de Adriana, este favorecimento atinge também o governador. O andamento dos processos, agora, é de responsabilidade de cada órgão. "Fiz a denúncia, mas a responsabilidade agora é deles (Ministério Público e mesa administrativa da Assembleia). A gente pede que os órgãos façam as investigações que cabem a eles".


Fonte: Jornal do Brasil

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CABRAL NOMEA NAHIM PARA PRESIDÊNCIA DA FENORTE

(Foto: Rogério Santana)

Saiu hoje no Diário Oficial do Rio de Janeiro a nomeação de Nelson Nahim Matheus de Oliveira para a presidência da Fundação Estadual do Norte Fluminense.

E o que significa o ato burocrático? Quer dizer que Sérgio Cabral acaba de arrumar emprego para ninguém menos que o irmão do inimigo Anthony Garotinho.

Garotinho e Nahim romperam em 2008 quando o irmão não foi indicado para compor a chapa de Rosinha à prefeitura de Campos (RJ).


Fonte: VEJA