sexta-feira, 1 de março de 2013

RIO DE JANEIRO COMPLETA 448 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO



Fundada por Estácio de Sá em 1º de março de 1565, o Rio de Janeiro completa 448 anos em 2013. Para comemorar a data, uma programação com apresentações artísticas e celebrações religiosas acontece na quinta-feira, 28 de fevereiro, e sexta-feira, 1º de março. 

Se a natureza deu ao Rio uma beleza rara e incomparável, foram os homens que criaram, em momentos de loucura ou de genialidade, algumas das principais riquezas desta cidade maravilhosa. O Jardim Botânico, a floresta da Tijuca, o aterro do Flamengo, os traçados de grandes avenidas e as favelas encarapitadas nos morros. Entre pistas e palmeiras, o parque do aterro é um espaço único de onde se vê a baía de Guanabara, a silhueta de Niterói, o Pão de Açúcar, o Outeiro da Glória, o Cristo.



A programação da sexta conta com apresentações musicais, chegada da imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade, e baile popular – e um novo bolo de 44,8 metros, que será cortado pelo prefeito. No mesmo dia será inaugurado o Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, região portuária da Cidade Maravilhosa.

A partir de 9h, no Largo da Carioca, no Centro, a Banda da Sarca (Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências) se apresenta. Personagens infantis também farão uma exibição no mesmo horário. Às 11 horas, a Banda Marcial Dragões Iguaçuanos do Colégio Novo Horizonte dá continuidade à festa.



Às 12h, a imagem peregrina de São Sebastião será conduzida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Ornani João Tempesta, que abençoará a cidade. Às 13h, o prefeito Eduardo Paes cortará um bolo gigante,de 4,8m, para comemorar a data.

Às 14h, é a vez da Banda do Cordão da Bola Preta animar a festa. Depois, às 16h, um baile popular será comandado pela Orquestra Bianchini.



Veja aqui a programação completa das comemorações ao aniversário do Rio:

9 h - Apresentação da Banda da Sarca e de personagens infantis
pelas principais Ruas do Centro;
11 h - Apresentação da Banda Marcial Dragões Iguaçuanos do Colégio Novo Horizonte;
12 h - Chegada da Imagem Peregrina de São Sebastião conduzida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e bênção da Cidade Maravilhosa;
13 horas - Corte do bolo gigante, de 44,8m pelo Prefeito Eduardo Paes e demais homenageados;
14 horas - Banda do Cordão da Bola Preta;
16 horas - Baile popular com a Orquestra Bianchini.


Fonte: SRZD / Folha de São Paulo / Jornal do Brasil