quarta-feira, 27 de março de 2013

ENGENHÃO É INTERDITADO POR TEMPO INDETERMINADO

(foto: Terceiro/gência O Globo)

O Engenhão está interditado por tempo indeterminado, sem prazo para reabertura. A decisão de interditar foi tomada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, após receber relatório que informava haver risco para os torcedores, devido a problemas na cobertura do estádio. Segundo Paes, é possível que seja um erro de projeto. Ele informou ainda que a prefeitura vai arcar com todas as despesas da reforma. A notícia da interdição foi dada em primeira mão, na tarde desta terça-feira, pelo colunista Ancelmo Gois em seu blog no GLOBO.

- O estádio vai ficar fechado por tempo indeterminado. Se me apresentarem uma solução que vai levar um mês, ele ficará um mês fechado. Se durar um ano, vai ficar um ano fechado. Só vou desinterditar o Engenhão quando surgir uma solução definitiva para o problema. Não podemos brincar com um negócio desse - disse o prefeito.

Eduardo Paes optou pela interdição depois de ouvir, na manhã desta terça-feira, a explanação de um especialista de uma empresa alemã contratada pelas construtoras responsáveis pelo final da obra. O projeto e a construção do estádio inicialmente ficaram a cargo da empreiteira Delta, que abandonou a obra no meio. A Odebrecht e a OAS, quando a assumiram, colocaram no contrato uma cláusula que passava à prefeitura a reponsabilidade por eventuais erros de projeto. Segundo os especialistas alemães, condições climáticas, como a velocidade do vento, por exemplo, poderiam provocar acidentes e colocar em risco os torcedores.

- Fui procurado no fim da semana passada pelo consórcio responsável pela construção do Engenhão. Eles vêm monitorando a situação da cobertura desde o início. Perguntei se esses problemas representavam risco para os torcedores. E a resposta foi "sim", dependendo de determinadas circunstâncias, como velocidade do vento e temperatura - informou o prefeito. - Independentemente disso, existia o risco. Não sei dizer a proporção. Diante desse fato, tomei a decisão de interditar o estádio imediatamente - completou Eduardo Paes.

 
Fonte: O Globo